Translate

quinta-feira, 12 de junho de 2014

O Ascendente

                                O Ascendente

   Signo é a relação existente entre o nome das coisas e as coisas em si, são instrumentos de representação e comunicação. Os signos astrológicos são 12 divisões de 30º do zodíaco, também 12 são as casas da carta natal.

   Cada um possui o seu oposto complementar que chamamos de eixos: Áries/Libra(eu e o outro) e Câncer/Capricórnio (vida privada e vida pública), os quatro compõem a cruz cardinal que aponta para a energia de começo de cada elemento.Touro/Escorpião (meu material e o material do outro) e Leão/Aquário (identidade e coletividade) são da cruz fixa, energia de estabilização e fixação. Gêmeos/Sagitário (pensamentos e filosofia) e Virgem/Peixes (cotidiano e transcendência) da cruz mutável, flexibilidade e evolução.
   A carta astrológica parte do horário de nascimento que marca o Ascendente, partindo dele temos todas as outras 12 casas, setores da vida que são abordados a partir de um determinado grau do signo. Isto significa que todos têm os 12 signos, deverão ser desenvolvidos a partir de algum setor das nossas vidas. São determinantes as condições sociais, econômicas, ambientais e familiares de cada um.
    Os signos se dividem pelos quatro elementos: Fogo (ação), Terra (matéria), Ar (pensamento) e Água (emoção). Áries, Leão e Sagitário são do Fogo, Touro, Virgem e Capricórnio da Terra, Gêmeos, Libra e Aquário do Ar, Câncer, Escorpião e Peixes são signos da Água. Esta divisão nos inicia na interpretação de cada signo.

   O Ascendente é a imagem que passamos para o mundo, caminho do espírito, o Sol, cenário da nossa passagem neste plano. O signo que temos aí é como o mundo nos vê e como contamos nossa história, oposto temos o signo da casa VII, descendente, que é o que vivenciamos através dos relacionamentos, projetamos até incorporá-lo a nossa experiência. Estar em harmonia com estes arquétipos é o começo para ficar em paz, com o que somos e com o que representamos. Ele nos diferencia dos demais que possuem o mesmo signo solar.
   No Ascendente começa a compreensão da nossa experiência única, o caminho que traçamos, da o colorido que temos e por qual cenário desenvolvemos nossa existência.

Ascendente em Áries - Basicamente agitado, a sua abordagem do mundo é mais direta do que diplomática. Bastante extrovertido e cabeçudo, você tem pouco ou nenhum medo físico; na verdade, tende a irritar os outros com sua agressividade. É corajoso e dinâmico, luta pelo que crê quando necessário, mas prefere usar o espírito. Em geral, tem iniciativa para começar as coisas sozinhos, mas tem dificuldade em terminar o que começa, porque se aborrece facilmente e parte para outra coisa. Precisa aprender a cultivar a arte da perseverança. Se Marte estiver num signo passivo, como Peixes, seu jeito é mais suave e você pode ser moderadamente agressivo, menos impulsivo, mais compreensivo e mais sensível. Não deixe de combinar a posição de Marte.
Ascendente em Touro - Sua natureza é calma e pacífica, a menos que Marte ou Urano ocupem a primeira Casa. A despeito do signo do seu Sol ou do posicionamento de Vênus, você sempre precisa de tempo para aprender e tempo para absorver as impressões; entretanto, depois que aprende você raramente esquece. E cuidadoso nas avaliações que faz, não gosta de gastar dinheiro nem de tirar conclusões apressadas. Se Vênus estiver num signo auto-indulgente (Leão, Libra, Touro ou Sagitário), é possível que você se exceda nos prazeres físicos ou materiais, ou abra caminho para a preguiça e a inércia. Touro busca valores; algum dia você descobre um verdadeiro propósito na vida e vai ao seu encalço com tenacidade e firmeza. Tanto os homens quanto as mulheres gostam de se enfeitar e se sentem atraídos por jóias finas.
Ascendente em Gêmeos - Você é flexível como uma corda de violino, mutável como o tempo, hoje está aqui, amanhã já se foi. Entretanto, se Mercúrio estiver num signo fixo, essa tendência é consideravelmente moderada. Seu senso prático é muito bem desenvolvido; a sua mutabilidade se deve ao fato de você repensar os assuntos, às vezes com mais sensatez. Você pode obter o melhor dos outros através da dedução rápida. Dificilmente é rude ou grosseiro; é versátil mas precisa aprender a se concentrar e a não agir aos borbotões. Com um Mercúrio bem aspectado, você tem destreza e o dom da imitação. Pode falar sem parar; quando dá uma aplicação prática às suas mais que consideráveis capacidades, pode ser um talentoso escritor ou contador de histórias.
Ascendente em Câncer - Você tem uma forte ligação com o lar e com sua mãe, principalmente se a Lua estiver numa Casa angular. Você dá importância ao patriotismo e à tradição; adora lembrar e remoer o passado. Tem uma boa imaginação, mas a forma de desenvolvimento depende da posição e dos aspectos da Lua. Você é basicamente tímido e precisa de amor e estímulo para florescer. Esquiva-se de tudo que é desagradável por causa de sua insegurança inata. Seu comportamento é amável e charmoso, mas você se recolhe à sua concha quando se sente atingido por coisas desagradáveis. Sofre muito a influência do meio por causa de sua sensibilidade.
Ascendente em Leão -  Você tem uma personalidade forte e consegue dominar os outros com facilidade, principalmente se o Sol for angular ou estiver firmemente colocado. Você é honesto, franco, romântico e idealista, porém, se ainda não aprendeu a lição da generosidade, pode ser egoísta, voluntarioso e indisciplinado. E naturalmente vaidoso, egocêntrico e orgulhoso, sabe se apresentar bem e, como gosta de aplauso, muitas vezes é atraído para o teatro. Se o Sol estiver num signo yin, é possível que você oscile entre o exibicionismo e a modéstia; os outros nunca sabem com certeza com quem estão lidando.
Ascendente em Virgem - Você tem senso comum e iniciativa; é ordeiro e organizado, mas tende a perdei tempo com supérfluos. Tem o dom da juventude eterna, assim como a capacidade de conhecer as fraquezas dos outros e capitalizar esse conhecimento. Em geral você usa de diplomacia e tato para fazer isso; muitas vezes os outros não percebem que você possui esse talento. Com aspectos desafiadores a Mercúrio, você pode se tomar demasiado crítico e ficar procurando defeitos nos outros. Pode sair-se bem como analista, comediante ou escritor, a sua mente incisiva é capaz de detectar o que molda a personalidade dos outros e o que os distingue, principalmente se Mercúrio estiver bem aspectado.
Ascendente em Libra - Diplomático e amante da paz, você tem talento para a conciliação e para desenvolver relacionamentos com os outros. Para se realizar de fato, precisa de companhia. É capaz de ver os dois lados de uma questão e tem dificuldade em tomar partido; assim, você parece ser indeciso. É charmoso e geralmente tem boa aparência; gosta de ser apreciado e sempre tenta equilibrar tudo mental e emocionalmente, mas é raro conseguir, a não ser que Vênus esteja bem colocada. Pode ter problemas de peso depois da meia idade.
Ascendente em Escorpião - Não é fácil conhecer você, pois muita coisa fica oculta debaixo da superfície. Muitas vezes você exibe um semblante muito plácido, enquanto por dentro é, na realidade, um ser humano complicado, com muito mais sensibilidade do que exibe. Você tem muita força e reserva, impõe respeito aos outros e tende a ver até o fundo das coisas, principalmente se Marte e Plutão estiverem bem aspectados. Entretanto, precisam vigiar constantemente o seu sarcasmo, que pode afastar os outros de você.
Ascendente em Sagitário - A sua palavra-chave é liberdade, de pensamento, de palavra e de ação. Jovial, amistoso e otimista, provavelmente você foi muito inquieto no começo da vida, principalmente se tem Júpiter num signo mutável ou com aspectos desafiadores. Intuitivo e idealista, na maturidade, você muitas vezes passa a se interessar por horizontes intelectuais, e aí se estabiliza. Generoso e corajoso, bastante falante e excitável, com uma risada que chama a atenção, você é o tipo de pessoa que raramente passa despercebida numa multidão.
Ascendente em Capricórnio - Você está sujeito a ter uma saúde delicada na infância, que melhora com a ajuda de Saturno, à medida que os anos passam. É um trabalhador esforçado e muito ambicioso, para você, é importante conseguir realizações no nível material e se provar. Seus esforços precisam ter resultados tangíveis. Majestoso, paciente e persistente, pode ser que você seja muito parcial, disciplinado quase em demasia, levando tudo muito a sério; assim, aparenta ser reservado e frio. A infância pode ser uma época difícil; parece que você nunca é realmente jovem, nunca é o adolescente risonho. Entretanto, em contrapartida, a idade lhe cai bem e na maturidade você parece mais jovem que é.
Ascendente em Aquário - Você aparenta ser bastante autoconfiante e, principalmente quando amadurece, exibe um ar de “se você gosta de mim, tudo bem, se não gosta, tudo bem também”. Mas isso não é exatamente verdadeiro. Você gosta de ser diferente e até se orgulha do seu individualismo, mas ser apreciado é tão importante para você como é para os outros. Com Urano proeminente posicionado, pode ser que você seja um rebelde, mas sempre com uma causa, a sua causa. Você é bastante obstinado, a não ser que Urano esteja num signo mutável. Tem suficiente magnetismo pessoal para atrair os outros, que muitas vezes desculpam comportamentos seus que não tolerariam em outras pessoas. Se Saturno for muito forte no seu horóscopo, pode ser que você siga algumas tradições, se Urano for mais forte que Saturno, você faz o possível para mudar o status quo. E importante que você faça algum tipo de exercício físico diariamente, pois tem propensão a ter uma circulação um tanto deficiente.
Ascendente em Peixes - Pode ser que sua energia física não seja das maiores, a menos que Marte seja forte no seu mapa. Peixes é um signo duplo, e existem dois tipos diferentes. O primeiro é o realizador e servidor, que extrai energia de fontes mais elevadas e tem boa intuição, que faz seu trabalho tranquilamente de forma compassiva e distanciada. O outro tipo é o que flutua e sonha, não pode encarar o fracasso e, dessa forma não tenta ter sucesso. Desanima com facilidade e não é muito prático, às vezes é distraído. A música desempenha um importante papel na vida dos dois tipos, alivia a depressão. Os dois tipos reagem à vida com muita emoção.