Translate

sábado, 19 de abril de 2014

Sol em Touro e a Grande Cruz Cardinal

   Sol em Touro e a Grande Cruz Cardinal

   Neste 20 de Abril de 2014 as 00:55, horário de Brasília/BR, o Sol ingressa em Touro, signo de Terra, Fixo e de polaridade Yin. Neste período vivenciaremos o aspecto exato, no dia 23 de Abril, da Grande Cruz Cardinal entre Marte em Libra/Balança, Urano em Áries, Júpiter em Câncer/Caranguejo e Plutão em Capricórnio.
   Os signos cardinais são os de inícios das quatro estações do ano. No hemisfério Sul o ingresso do Sol em Áries inicia o Outono e o ano astrológico, em Câncer o Inverno, em Libra a Primavera e em Capricórnio o Verão. Com eles mudam as energias do planeta, novos inícios e possibilidades, novas formas de agir e assim mudamos os resultados possíveis.
   O filósofo francês Michel Foucault (1926-1984), seguindo o pensamento de Schopenhauer e Nietzsche, diz que estamos presos dentro dos nossos pensamentos possíveis, determinados por nossa língua, cultura e época que estabelecem para nós um sentido de ordem.
   Nessa ordem criamos nossa identidade e também uma alteridade, que é um estado, qualidade daquilo que é outro, distinto. Existe, porém, uma zona obscura na ordem estabelecida onde há uma aparente confusão e, quando conseguimos nos libertar o suficiente e nos deixar atravessar passivamente, podemos penetrar na região do caos e descobrir novas ordens possíveis.
   Urano, em seu caminho pelo zodíaco, vai criando lacunas na ordem estabelecida para que essa região de caos possa penetrar na nossa existência, criando e liberando novas maneiras de ordenação do mundo. Urano iniciou sua passagem definitiva por Áries em março de 2011, iniciando seu ciclo de 84 anos pela elíptica, aí ficando nos próximos 7 anos, trazendo uma indiscutível e inexorável mudança nas atitudes da humanidade. Fraternidade, liberdade, modernidade, individualidade e coletividade, são conceitos que devemos prestar mais atenção, sob pena de nos tornar obsoletos, dispensáveis e dispensados.
   O Sol em Touro nos esclarece como realizamos, define materialmente, resultado do que plantamos. É a responsabilidade e a visualização do que foi semeado, base, raiz, o que possuímos e no seu oposto Escorpião, onde se encontra Saturno apontando os limites através dos resultados, de como lidamos com o que é dos outros e com o que acreditamos que é nosso.
   Feita esta analogia, o Sol em Touro ilumina este arquétipo em nossa psique, nos faz pensar como lidamos e como acreditamos que nos sentimos seguros e realizados materialmente, necessidades e ambições, como agimos para alcançá-las, quais os limites que os outros nos impõe e como compartilhamos ou não o que possuímos. Analisar as condições a nossa volta, o que precisamos mudar individualmente num primeiro momento para depois ver isto refletido no coletivo.
   Uma definição comum de quem tem Sol em Touro é o gosto por objetos familiares, ambientes confortáveis e grande necessidade de segurança material. Apegos aos objetos pessoais possuem grande sentido de valor, que muitas vezes os levam a colecionar todo o tipo de coisas.
   Tem grande dificuldade de repartir, possessivos com pessoas e coisas. Ciumentos e com grande senso de integridade. Cautelosos e ditos teimosos e lentos. Regidos pela Vênus que lhes confere enorme sensualidade e magnetismo. Signo da beleza que prioriza o valor material de tudo, aqui se manifesta na preservação e estruturação da vida.
   Coragem de realizar e ponderação, resistência na condução de tudo o que iniciarmos, obedecendo às lições que Touro nos traz, cautela, preservação, paciência para o fortalecimento e amadurecimento, que ao encontrar o objetivo, meta ou desejo se movimenta com toda força e obstinação que possui em direção ao alvo escolhido.
   Arquétipo que nos diz da necessidade de preservar para nos manter, cuidar e valorizar nosso corpo, morada do espírito e instrumento do cumprimento da nossa passagem por esta vida. Relacionado à agricultura nos remete a preservação da natureza e do planeta, morada de todos nós, herança que deixamos para os nossos descendentes, nosso lugar no universo e, por isto, regidos por suas leis e ciclos.
Ler: http://www.pensandoceu.com.br/2013/11/touro-o-2-trabalho-de-hercules-captura.html#.U1LhV_ldUs8