Translate

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Lua Wobble - Janeiro de 2014

         Lua Wobble - 23 de Janeiro 2014

   No dia 23 de janeiro de 2014 o Sol a 3º de Aquário fará quadratura com o Nodo Norte a 02º de Escorpião, configurando o fenômeno Lua Wobble ou Lua Bamboleante que ocorre quando o Sol, que entra em Aquário no dia 20/01, forma uma quadratura, conjunção ou oposição com os Nodos Lunares, também conhecidos como Cabeça e Cauda do Dragão.
  Os Nodos não são corpos celestes e sim 2 pontos virtuais detectados na intersecção da trajetória da orbita da Lua com a trajetória aparente do Sol em torno da Terra. Todo ano o Sol realiza esses aspectos tensos com o eixo nodal, ocasionando assim a Lua Wobble.
  O aspecto partil ocorrerá em 23 de janeiro 2014, porém os efeitos da Lua Wobble costumam durar 2 semanas antes e 1 semana depois. Quem tem planetas ou pontos importantes nos primeiros graus de Escorpião, Touro, Aquário e Leão, a Cruz Fixa, devem ser afetados de forma mais intensa.
   A Lua Wobble é um momento de altos e baixos, ficamos inquietos e sentindo uma energia de inseguranças e instabilidades. Podem ocorrer agravamentos de situações para que sejam encaradas e resolvidas. A tendência é que se esteja mais explosivo, com dificuldades para ponderar e racionalizar os acontecimentos, podendo com isto romper relacionamentos profissionais e amorosos, e nos arrepender logo depois. Após a passagem deste aspecto tudo tende a voltar ao seu lugar, o que nos aconselha prudência, controlar a dramaticidade e exercer o autocontrole.
  A Lua Wobble se relaciona as grandes mudanças de vida, surgem oportunidades inesperadas, aumento da criatividade e grande conexão espiritual. Mas como é uma energia de instabilidade, não se aconselha a dar início a coisa que se queira duráveis. Devemos buscar conhecimento, informações, pesquisar e procurar novas visões para questões definidas.
   Esta energia instável pode se manifestar em acidentes graves, catástrofes climáticas, maior incidência de violência, turbulências sociais e pessoais. Como a Lua rege coisas do passado, assuntos antigos ou mal resolvidos podem bater a nossa porta durante este período, e de maneira totalmente inesperada. O poder de atração e o magnetismo aumentam, e estaremos mais sensíveis as energias do invisível.
   Pensando nisto, retomo os significados dos Nodos Norte e Sul no eixo Escorpião/Touro, que são pontos de orientação, foca o viver, o que está no escuro que deve vir à tona e encarado, o oculto e sua necessária revelação, luz e sombra, origem e destino, aprendizado e superação, com que viemos e o que devemos levar. As casas que ocupam são as áreas da vida onde vivenciaremos estas experiências.
   O Nodo Norte é o que precisamos aprender através de novas experiências, é o caminho da evolução, e no Sul que nos refugiamos quando as coisas não dão muito certo. O Nodo Sul é experiência que trazemos e por tanto nos sentimos mais confortáveis e protegidos, enquanto o Norte é o desconhecido, o desafio.
   “O Nodo Sul também pode referir-se ao que Jung chama de persona, que é o resultado dos esforços feitos pelo indivíduo para integrar seu comportamento em termos de um padrão social ou de alguma ‘imagem’, que no melhor dos casos satisfaz apenas a uma parte de seu ser total. O indivíduo cristaliza seu comportamento na forma desta imagem, e assim assume um papel que mantém através da força de vontade egocêntrica, pela compulsão pelas tradições sociais ou necessidades sociais. Essa persona é uma personalidade falsa, porque o destino total do indivíduo não opera nela ou através dela. “ (Rudhyar – Astrologia da Personalidade).
   Com o Nódulo Norte em Escorpião desde setembro de 2012 até março de 2014, vamos experimentar uma transformação completa, começamos a liquidar antigos padrões de comportamento. A experiência o ensina como cortar os laços radicalmente a fim de que não caminhe para o futuro com os pés atados ao passado. O maior crescimento acontece quando se é capaz de abandonar-se e deixar vir. Lembrando que as pessoas que nascem com este posicionamento dos Nodos, em vidas anteriores, a pessoa foi excessivamente apegada aos bens materiais. Agora precisa entender que o dinheiro existe para servi-la e não o contrário. Precisam fazer uma revisão de seus valores.
   Necessidades interiores de dependência precisam ser transformadas em independência completa de pensamento e ação. No decorrer do período podemos sentir nossas forças se ampliarem, vagarosamente, quando aos poucos iremos nos livrar das questões que nos oprimem. Analisar os resultados após os acontecimentos nos fará desenvolver maior consciência individual e coletiva. O ganho será autorrespeito, respeito ao próximo e disciplina pessoal.
   A Cabeça do Dragão/Nodo Norte em Escorpião, como a agulha de uma bússola, aponta para as explosões inexoráveis do que se acreditava sólido e definitivo, preparando o terreno para as mudanças necessárias do por vir.
   Saturno em Escorpião, até dezembro de 2014, vem exigindo responsabilidade e disciplina no uso do conhecimento, dos dons, das capacidades psíquicas, e mostrando quais são as consequências e resultados que o poder traz para as nossas vidas.
   Lembro que a Lua Woble estará em trígono partil/exato com Netuno em Peixes que transita a 03º de Peixes,  indicando um período especial para a humanidade, sugere uma força cósmica especial de amor e evolução.
   O trânsito de Netuno por Peixes é uma oportunidade de desenvolvermos a sensibilidade, o amor pelo próximo, talentos e de encontrar a razão maior da nossa existência neste planeta. Ativa os canais de comunicação do coração e da alma, o inconsciente e o invisível, exige flexibilidade para lidar com o desconhecido.