Translate

sábado, 11 de janeiro de 2014

Marte em Libra

                         Marte em Libra

   Marte estará no signo de Libra por oito meses, 07 de dezembro 2013 a 26 de julho de 2014. Desde o seu ingresso neste signo tenho meditado sobre o que escrever sobre este posicionamento do Senhor da Guerra, representante ilustre no nosso Mapa Natal do masculino em nós, nossas atitudes e expressão da nossa energia vital, o Sol. Marte em Libra pensa, analisa, pondera, vê as possibilidades e ainda leva um tempo maturando até a execução.
   Tecnicamente Marte está no seu domicílio em Áries/Escorpião e em exílio em Libra/Touro. Marte em domicílio, e todos outros planetas, expressa sua energia de forma pura, dá vasão as características, positivas e negativas, do signo em que se encontra, intensifica e potencializa. Em exílio suas funções ficam deslocadas, desconfortáveis e por isto com sua expressão com um colorido do oposto complementar. Marte em Áries é ação sem filtro, sem limites, velocidade, impulso e instinto. Em Libra as atitudes tem na estética, na harmonia, no equilíbrio das forças e na beleza aliados que lapidam o impulso primordial do masculino. Libra é regido pela Vênus, Deusa do Amor, Senhora da Beleza e representante arquetípica do feminino.
   Neste posicionamento de Marte o masculino encontra o feminino, e o feminino o impulso sexual ativo, agressividade e estímulo em busca do oposto complementar, atração, yin e yang, na heterossexualidade reprodutiva, relações sexuais que acontecem em Escorpião, co regido por Marte. Impulso que existe no masculino em busca do feminino e vice-versa, preservação da espécie.
   Nos oito meses em que estará em Libra, Marte fará parte da Grande Cruz, configuração que viemos falando a algum tempo, Plutão em Capricórnio, Urano em Áries e Júpiter em Câncer. Ler artigos nos arquivos do blog.
   Em linhas gerais Plutão vem desmantelando estruturas falidas, Urano arrasando violentamente as resistências ao progresso/evolução das ações humanas e Júpiter em Câncer nos indica que a expansão, o progresso e a “proteção”, só vai acontecer quando fizemos a coisa certa para o conjunto, serão encontrados na família, humanidade, na proteção, na nutrição do conjunto e no Amor, Solidariedade e Generosidade. Júpiter em Câncer expande e beneficia as ações em prol dos outros, o sentimento de responsabilidade com o coletivo e com a importância do nosso papel neste momento histórico em que vivemos.
   Marte em Libra nos aponta ações conciliadoras e não só falta de ação, insegurança e indecisão, como muitas vezes tenho visto este posicionamento ser definido. Em tempos de mudanças tão avassaladoras, como as apontadas por esta grande Cruz Cardinal, que está ativa desde o 2013, este Marte é uma referência extremamente positiva. Pressa para que? Focar o que? Para chegar onde e como? Nos indica que devemos colocar nossas atitudes, objetivos, relacionamentos e sexualidade na Balança/Libra. Pensar a violência, a competitividade, o dente por e olho por olho, tão necessário para a sobrevivência de nossos antepassados remotos, e que carregamos dentro de nós, nosso instinto de preservação.     Devemos harmonizar a autoestima instintiva de Áries ao reconhecimento e aceitação das diferenças, que se manifestam em Libra, encontro do Eu com o Outro, formador de tudo que vemos a nossa volta, que estamos recriando, mudando, evoluindo. Buscar juntos a Nova Era da fraternidade e do respeito pelos diferentes, sem medo e sem ter que lutar por uma caça rara e difícil de ser abatida por tacapes e machados.
   A tecnologia e a ciência, fruto da evolução da nossa mente, nos dá a capacidade e o dever de mudar, e até muda de forma compulsória, atitudes em prol de uma ação mais justa e coesa em busca dos direitos e deveres de todos, compartilhar em vez de acumular, formando a sociedade da nova humanidade da Era de Aquário.
   Pensando desta forma, Marte em Libra oposto ao libertário e intransigente Urano em Áries, não nos assusta, nem é unicamente arauto de catástrofes, só as necessárias para as limpezas fundamentais, e elas acontecerão com toda a certeza. Desastres naturais, acidentes aéreos e guerras por diferenças ideológicas, onde só terão perdedores.
   Vamos ter que aprender que devemos negociar, não sair atropelando, achando que o nosso direito e o nosso crer é o certo e prioritário. Em tempos de Marte em Libra podemos aprender a conviver melhor com os nossos semelhantes, e com os totalmente diferentes. Concluir que é só por causa disto que podemos nos reconhecer indivíduos únicos, que progridem no debate, nas opiniões divergentes, pertencentes a um todo coeso e grandioso, o Universo. Através dos ciclos, em constante movimento, muda, evolui, elimina e cria o novo, aprimorado, lapidado e cada vez mais perfeito, mesmo sem nunca chegar lá.
  Hoje somos melhores que ontem e piores que amanhã, e os nossos comportamentos, nossa mente, leis, valores e instituições acompanham este movimento universal.
   As casas em que Marte em Libra e Urano em Áries estão ativando em trânsito, o nosso Mapa Natal, são as áreas da nossa vida em que estas energias se manifestam, requerendo atenção e elaboração, são as propulsoras da evolução e das mudanças que ocorrem em nós de forma individual, que vão definir a nossa função/participação no processo c
oletivo.