Translate

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Vênus em Capricórnio

                         Vênus em Capricórnio

   O valor do duradouro, firme e sólido, e o que quer que isto queira dizer... No céu a partir de 05 de novembro de 2013 até 05 de março de 2014, a Vênus no signo regido por Saturno, que neste ciclo se encontra com Plutão, que está até 2024 no signo que agora visita, Capricórnio.
   O que de imediato me ocorre é o fato de que o planeta está passando por um período de profunda revisão dos valores, seara da Vênus. Capricórnio representa as instituições, os padrões de moralidade e todas as estruturas, sociais e políticas da civilização humana. O que é considerado certo, indiscutível e definitivo, ao encontrar Plutão, passa por uma implosão, e a realidade dos fatos se projetam em nossa frente, concreta e sem floreios como esta Vênus no último signo do elemento Terra.
   Por Capricórnio ser um signo Cardinal, relacionado aos inícios, esta trânsito da Vênus que fará conjunção, a maior parte do seu ciclo por Capricórnio, com Plutão, vai nos proporcionar a realidade nua e crua, das associações e da sociedade, dos partidos políticos e de todas organizações sociais e íntimas.
   Vamos nos questionar se valem a pena, todos os investimentos de forma geral, financeiros, afetivos e principalmente naquilo que anteriormente achávamos confiável e que ao longo do tempo, seara de Saturno que transita por Escorpião, nos intima a cortar na própria carne.
   Serão dias de definições e praticidade, reorganizar os pilares das nossas curtas existências, e da função da matéria e do material nas nossas vidas.
   Estamos de passagem neste plano, isto é certo, por um curtíssimo tempo se tivermos por base o tempo no espaço, ou na ausência dele ao lembrarmos que ele é uma convenção humana, não é real, serve para manter nossos espíritos presos nesta dimensão de aprendizado e evolução. É o que temos que cumprir e nada mais, carma.
   Período marcado por grandes crises pessoais e de múltiplas exigência nos relacionamentos. As pessoas podem estar autoindulgentes e preguiçosas, devido a oposição com Júpiter em Câncer/Caranguejo.
   Há tendência a excessos, inclusive na alimentação, fazendo com que se engorde e com mais propensão a problemas do fígado, circulatórios, diabetes, inclusive na formação de cálculos renais.
   Voltando a Vênus capricorniana, que é descrita como desprovida de afeto e reservada, propensa a casar mais por status que por amor, escolhendo parceiros que lhe tragam vantagens materiais. Nem sempre isto corresponde à verdade, melhor, passa completamente ao largo do arquétipo da Vênus, cujas qualidades universais são o acesso ao prazer, paixão, abundância, alegria, criatividade, vigor sexual e amor próprio.
   Vênus em Capricórnio expressa o feminino de formas terrena, responsável e bonita, querendo ser mais forte do que delicada, valoriza a tradição e tem grande capacidade de trabalho.
   "Admiro a minha avó - uma formidável senhora de idade. Ela era muito severa e muito forte, teve uma vida difícil tal como a geração dela teve, só não foi viúva e consequentemente solteira durante 6 anos da sua vida adulta. Ela para mim personifica as mulheres, porque demonstra tal força de caráter. Tão feroz numas circunstâncias - uma ex-enfermeira, mãe solteira, cozinheira e dona de casa exigente - e no entanto tão feminina noutras - sempre bem vestida, usava sempre joias ou chapéus ou broches, usava sempre o casaco certo, sempre digna. Havia tapetes de renda feitos à mão por toda a casa e xales tricotados à mão para os bebês, que ela adorava. Na cristaleira guardava o que restava dos ramos de noiva que a filha e a nora usaram nos seus casamentos." (Dana Gerhardt)
   A avó descrita é a Vênus em Capricórnio, a beleza que está nos olhos de quem vê, revela os valores e os padrões desta Vênus clássica e tradicional, ao mesmo tempo confiável e comprometida, ambiciosa e empreendedora. Não permite invasão de sua privacidade e trata o sexo e a sua intimidade com descrição e reserva.
   Conservadoras buscam status, querem construir um lar seguro e próspero. Apreciam ambientes confortáveis, que tenha a sensação de segurança e estruturação. Acreditam que o amor amadurece com o tempo e gostam de se relacionar com pessoas tradicionais, que sejam maduras, responsáveis, práticas, discretas, elegantes e realistas.
   Aí está o grande paradoxo desta Vênus e de Capricórnio, tão descritos como realistas, severos e práticos, e com expectativas tão românticas, sonhadores e utópicos como a sua cauda de peixe, onde habita o seu oposto complementar Câncer/Caranguejo.

Plutão em Capricórnio em trânsito pelas casas do Mapa Natal:
http://www.pensandoceu.com.br/2013/01/em-capricornio-atraves-das-casas-em.html#.UnP-4fnryLU