Translate

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Eclipse Lunar e Determinismo


                 Eclipse Lunar e Determinismo


   Com o Eclipse Lunar acontecendo neste dia 18 de outubro/2013 no grau 25 do eixo Áries/Libra, e observando a série de artigos sobre ele, comecei a perceber o quanto ainda estamos presos, nós astrólogos, a crenças e padrões de interpretação dos primórdios da humanidade. Muito anterior ao desenvolvimento científico e principalmente da psicologia humana.
   Este será um Eclipse Penumbral, o terceiro e último deste ano. Será visível
na África, Europa, Oeste da Ásia, Leste dos EUA e América do Sul. Um Eclipse Lunar é um fenômeno celeste que ocorre quando a Lua entra, total ou parcialmente, no cone de sombra projetado pela Terra, em geral, sendo visível a olho nu. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento. A Terra ficando no meio do Sol e Lua.
   O Eclipse Lunar só ocorrer quando coincide a fase de Lua Cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital. Este último evento também é responsável pelo tipo e duração do Eclipse.

   Nestes dias que leio interpretações fatalistas, cheias de determinismo e afirmações catastróficas me sinto antes da descoberta de Urano, Netuno e Plutão pelos possantes telescópios desenvolvidos pela ciência. Leio a estrela tal em desarmonia com o eclipse vai determinar tais e quais acontecimentos, me preocupo com a divinização de tais corpos celestes, como o homem antigo fez com o Sol e a Lua.
   Os corpos celestes e seus eventos não determinam nada, no estudo astrológico são uma referência, uma linguagem e uma projeção arquetípica, produzidas pela psiquê humana. Pensando no ciclo de Netuno pelo arquétipo de Peixes, lembro que isto me indica a dissolução dos dogmas espirituais, que com a expansão da emoção, apontada pela passagem de Júpiter por Câncer. A propósito indico a leitura do O Crepúsculo dos Deuses e do Humano Demasiadamente Humano, um Livro para Espíritos Livres de Friedrich Wilhelm Nietzsche, além do fundamental Assim Falou Zaratrusta, um Livro para Todos e para Ninguém.
   Com a nossa capacidade de interpretação liberta de dogmas e crenças ultrapassadas, que faliram não por posicionamentos dos astros, mas sim pela prática cotidiana da sociedade mundial, onde as filosofias políticas, religiosas e os valores humanos e morais ruíram em injustiças, hipocrisias e desigualdades, em desrespeito a nossa morada, o planeta Terra, e no subsequente adoecimento da humanidade como um todo. O vírus que prolifera lá chega imediatamente aqui, como todo o resto de escândalos, desmandos e roubalheiras.
   O Eclipse, em sua grandiosidade distante, nos faz lembrar que é preciso parar para pensar, o estudo da astrologia também nos ajuda a ver em que área da nossa vida, esta energia cósmica se localiza, para que através delas tenhamos o começo das reavaliações necessárias, com as quais nos aliamos aos acontecimentos e com as mudanças que se fazem necessárias.
   Os Eclipses nos indicam a necessidade de meditar e reavaliar atitudes frente aos impasses que podem surgir no período de sua influência, em torno de seis meses, serão oportunidades para resolvermos questões estruturais das nossas vidas. O que vinha funcionando pode deixar de funcionar, o que vinhamos desenvolvendo pode precisar de uma profunda reavaliação, salvar apenas o que se mostrar íntegro.
   As crises que já estão acontecendo, individualmente e no planeta, são oportunidades de mudanças, para que juntos e cada um fazendo a sua parte possamos cumprir nossa passagem definitiva para a Era de Aquário, tão alardeada mas pouco compreendida.
   Como podemos experimentar a igualdade e a fraternidade prevista, sem fazer mudanças em nossos valores e crenças? A Nova Era nos pede atitude e independência de falsos líderes e falsos mestre, encontrar a sabedoria interior, ao mesmo tempo unir forças, compartilhar, interagir, negociar e se colocar no lugar e escutar os outros.
   A quadratura de Urano em Áries com Plutão em Capricórnio estará sendo canalizada na energia do eclipse, que acontece na Cruz Cardinal, para o planeta do qual a Lua é satélite, a nossa morada a Terra. A Lua Cheia ilumina os escuros, os submundos, as manobras dos poderes estabelecidos e em processo de falência, e os resultados vamos conferir nos próximos seis meses.
   Um bom Eclipse para todos nós, sem fatalismos e determinismos apocalíticos. As mudanças vem acontecendo, em nós e na humanidade, através do conhecimento compartilhado e do desenvolvimento da percepção.
   Agora é só parar e refletir no que pode ser melhorado em nós, para nos unirmos numa vibração de amor e paz para toda humanidade.
Ler sobre a quadratura de Urano e Plutão: http://www.pensandoceu.com.br/2013/01/quadratura-de-urano-e-plutao-20122015.html#.UmBRv1DryLU
e Júpiter em Câncer : http://www.pensandoceu.com.br/2013/05/jupiter-em-cancer-e-seus-aspectos-para.html#.UmAYclDryLU