Translate

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Sol em Virgem

                                       Sol em Virgem

   O Sol é o centro do Sistema Solar, fonte de vida e confere a ordem ao caos, estará em trânsito por Virgem.
   Para a Astrologia o Sol representa a capacidade de controlar e integrar todos os outros elementos do mapa astrológico, ou seja, da personalidade como um todo. Centro da consciência, princípio da paternidade, integridade e autoridade. Representa o potencial de crescimento, criatividade, vontade e decisão, necessidade inerente do indivíduo de atingir uma referência do valor pessoal e de se sentir apto a exercer controle sobre o meio, representa a capacidade de controlar e integrar todos os outros elementos do mapa astrológico.
   O Sol é o doador da vida, representa a mente consciente, vontade de viver e nossa força de vida criativa. Assim como os planetas giram em torno do Sol no nosso sistema solar, tiramos o nosso propósito de vida do Sol. É a nossa identidade básica e representa a auto-realização. O Sol também é a nossa vitalidade, o que nos dirige e pode ser considerado o “patrão” do nosso Mapa Natal.
   Na interpretação do mapa natal, o Sol tem natureza progressiva, é um princípio ativo e dinâmico que se desenvolve ao longo de uma existência. Nunca terminamos de desenvolver o Sol, estamos sempre no processo de vir a ser, rumar para uma meta ou visão do futuro. Joseph Campbell chama de “monomito” o herói presente na mitologia de todos os povos. Ele deve conquistar o direito de se tornar herói e rei.
   Quem nasceu com o Sol em Virgem é regidos por Mercúrio que na versão dada pela mitologia egípcia o mito de Mercúrio/Thoth é descrito como escriba do Deus Horus, e identificado com a natureza virginiana.
   Sob esta perspectiva, Mercúrio/Thoth era um grande mago com poderosos poderes de cura, podia, inclusive, ressuscitar pessoas. Foi considerado o autor intelectual do "Livro dos Mortos" onde são descritas técnicas para se obter a ressurreição.
   O Sol no signo de Virgem confere atitudes tímidas frente à vida preferem se posicionar fora do centro das atenções. Possuem altos padrões de exigências e tendem ao perfeccionismo. Interesse por aprender a manusear ferramentas e instrumentos, técnicas e a elaborar critérios. Escolhendo se aperfeiçoar em algum ofício podem se tornar mestres e atingirem grande habilidade mental. Precisam aprender a ser mais autoconfiantes e menos autocríticos. A exigência e os altos padrões de desempenho podem levar a insegurança e a autoflagelação. O amor e a sexualidade passam pela solidez e lealdade.
   São prestativos, perfeccionistas, geralmente são solitários, podem ter a sensação de serem "peixes fora d'água", inseguros e exigentes quanto à auto-imagem, procuram desenvolver o melhor de si, valoriza o silêncio, seus próprios recursos, a rotina, detalhistas, meticulosos, evitam chamar a atenção sobre si mesma, realista, podem repetir várias vezes o mesmo trabalho até ter a sensação de estar perfeito. Encontram paz interior quando realizam tarefas domésticas, procuram manter a ordem, podem se revelar religioso, educados, auto-suficientes, interessa-se por tudo que se relaciona a saúde, plantas medicinais, dietas, gostam de prevenir-se contra doenças, gostam da boa alimentação e de ter hábitos saudáveis. Preocupam-se com doenças podendo até chegarem a ser hipocondríacos, são ligadas a filantropia e assistência social.
   O período do trânsito do Sol pelo signo de Virgem no fim do inverno, hemisfério sul, e do verão no hemisfério norte, são tempos de purificações, limpezas e aprimoramentos.
   Precisamos planejar e organizar, separar o joio do trigo. Ver o que queremos realizar e que ainda não conseguimos. Anotar com clareza o que está pendente para quando a oportunidade se apresentar estarmos preparados e organizados. Devemos nos livrar daquilo que não será mais realizado, que perdeu o sentido, não é mais importante e que só está acumulando peso e espaço nas nossas mentes e gavetas. Olhar com calma para cada um dos projetos, fazer um balanço objetivar prazos, energia e disponibilidade. Fazer escolhas de forma rigorosa e clara.
   Tratamentos de saúde e o desenvolvimento espiritual são assuntos beneficiados por este trânsito do Sol por Virgem.
   A pedra de Virgem é a Cornalina, trás proteção, paz, eloquência, cura, coragem, energia sexual, vitalidade, alegria de viver, combate a depressão.
- Símbolo: Esfinge
- Animais da natureza: Escaravelho, Esquilo e Castor