Translate

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Mitos e Características dos Signos - Parte I - Áries a Caranguejo/Câncer

             Mitos e Características dos Signos

                                  Parte I – Áries a Caranguejo/Câncer

   Durante séculos, as pessoas consultaram astrólogos com questões como: qual é meu destino, como terei sucesso no amor e nos negócios, como ganhar dinheiro, como está a minha saúde? O astrólogo, conhecedor da "linguagem das estrelas", calculava o horóscopo da pessoa, um diagrama composto de símbolos e linhas referentes às localizações planetárias no céu na hora do nascimento, astrologia natal, ou no momento em que a pergunta era feita, astrologia horária, passando então a tratar dessas questões.
   O fato de que um pedaço de papel com alguns rabiscos matemáticos e grifos de formas estranhas possam dar respostas racionais e exatas, esta questão sempre desconcertou as mentes cultas. Mesmo assim, a astrologia continua a existir e a prosperar. Hoje, quando a Idade da Razão começa a se integrar na Era da Intuição, a Astrologia pode ser compreendida bem melhor pelas mesmas mentes que a desafiaram por tanto tempo, justamente por ser a integração da razão, matemática, frequências orbitais, ciclos, intuição, referências simbólicas a mitos e divindades.
   Persiste a discussão do por que da Astrologia, mesmo entre seus defensores. De acordo com Jung, os deuses gregos e todos os mitos que os cercam simbolizam o inconsciente coletivo, ou seja, fatores motivacionais profundos que são compartilhados por toda a humanidade. Uma vez que os planetas recebem os nomes desses deuses, carregam em si a influência da simbologia que tais arquétipos possuem. Para Jung, essas realidades simbólicas interagem com os acontecimentos de nossas vidas por meio de um processo chamado sincronicidade, esta seria a razão física para os instrumentos mágicos da Astrologia.

Mitos de Áries

   Segundo o mito, Ares o Deus da Guerra, filho de Zeus e Hera, desciam do Olimpo em seu carro de fogo.
Os romanos o clamavam como Marte, encarna o espírito da batalha expressando-se através da força bruta. Vivia em Trácia, um país povoado de cavalos selvagens e guerreiros. As Amazonas eram tidas como descendentes de Ares.
   Este Deus impetuoso e audaz não valoriza a ideologia, lutava indiscriminadamente vencendo os obstáculos a qualquer preço. Não tem o senso de justiça aperfeiçoado, estimula uma ação física imediata aos ímpetos emocionais. Vivia intensamente o momento.
   Certamente um virtuoso guerreiro, armado da cabeça aos pés, Ares foi pouco cultuado na Grécia. Tinha poucos templos, sendo um deles na cidade de Esparta. Em Roma, já com nome de Marte, foi inicialmente cultuado como deus agrícola associado às tempestades, mas pouco depois foi tratado como Deus Guerreiro. Tornou-se grandioso na época da expansão romana. Após cada vitória eram realizadas festas em seu nome.
   Como princípio masculino, Ares era um grande conquistador tendo tido muitos filhos, frutos de suas aventuras amorosas. Dedicou-se como amante carinhoso a Afrodite, Deusa do Amor e da Beleza. Da união de Ares e Afrodite nasceram quatro filhos: Amor, Harmonia, Deimos e Fobos. Outros mitos são o de Robin Hood e o de Jasão.
   Cada um deles tem muito das características das pessoas que tem a data de nascimento compreendida entre 21 de março e 20 de abril, Ascendente em Áries e que tem Marte como planeta importante no Mapa Natal.
Características de Áries: Liderança, iniciativa, coragem, franqueza, às vezes inoportuna, individualidade, energia vital, rapidez, lidam de forma distanciada de suas emoções, desafios, disposição para começar coisas novas, reações intensas e apaixonadas, lutas, amor à vida, dificuldade em observar pela necessidade constante de ação. Tem muita dificuldade em entender as reações dos outros, a relação amorosa costuma ser apaixonada, sensual, liberada, impaciente, pioneira, ingênua e agressiva. Lutam para manter territórios, autêntico, firme decisão, lançam-se aos perigos com a certeza da vitória. Muitas vezes não concluem os desafios.
   As mulheres podem abrir mão de características sociais consideradas femininas para atingirem outros objetivos, sabem viver sozinhas, gostam de estar com os amigos, mas preferem agir sozinhos em seus afazeres. As mães arianas estimulam a independência de suas filhas. Às vezes as atitudes de mulheres arianas assustam os homens. São diretas, francas e não fazem jogos de sedução.
Símbolo: Carneiro
Animal equivalente: Galo

Mitos de Touro

   Afrodite, a nascida das espumas, era filha de uma mistura do sêmen de Urano e da água do mar. Era cultuada em Roma como Vênus, deusa do amor e da beleza. Indolente e caprichosa preferia o prazer ao trabalho árduo. Vingava-se daqueles a quem não conseguia seduzir. Apesar de bela e irresistível, Afrodite foi obrigada a casar com Hefestos. Este era feio e coxo, embora fosse hábil, cobria Afrodite das mais belas jóias e, ainda assim, a bela deusa traiu seu esposo de várias vezes. Seu grande amante foi Ares, com quem gerou quatro filhos: Eros, Deus do Amor, Harmonia, Deimos e Fobos.
   O grande amor de Afrodite foi Adônis que foi entregue a Perséfone para criá-lo. Apaixonada também pelo rapaz, Perséfone contou a Ares da traição de Afrodite. Ares transformaram-se num animal selvagem e quando Adônis saiu para caçar foi atacado e morto pelo amante enciumado. Assim, Afrodite sentiu a mesma dor que impusera a todos os seus amantes, naquele momento em que Adônis morrera.Outros mitos importantes são o de Deméter e o de Teseu.
   Cada um deles tem muitas das características das pessoas que tem a data de nascimento compreendida entre 21 de abril e 20 de maio, Ascendente em Touro e que tem Vênus como planeta importante no Mapa Natal.
Características de Touro: Fertilidade, estabilidade, fixação, posse, paciência, reações emocionais violentas frente a perda de suas posses, jogos de sedução, consciência material, impulso sexual profundo, necessidade de ter primeiro a prática para após elaborar o compromisso, a experiência do aqui e agora, o perfume, o toque e todas as sensações são bem percebidas por este signo. Podem agir sem medir as conseqüências de seus atos. Buscam a experiência arquetípica do amor e teimosia.
   O lado sombrio é caracterizado pelo desejo de vingança, são capazes de abrir mão de coisas valiosas em nome do amor, tem liberdade de escolha, pois não se preocupam com a continuidade, são bons anfitriões, tem dotes culinários, gostam de plantar, são tranqüilos, possuem paixão e ciúme pelas posses e pessoas queridas têm necessidade de segurança através dos bens materiais.
Símbolo: Touro

Mitos de Gêmeos

   Exilado na Etólia, Tíndaro, o Rei de Esparta, apaixonou-se por Leda, a filha do Rei. Casaram-se e, na noite de núpcias, Leda foi banhar-se no lago encantando Zeus, o senhor do Olimpo. Este se disfarçou em um belo animal que copulou com Leda, a mesma noite, Leda foi ter com seu esposo tendo sido fecundada então, duas vezes.
   Após meses, foram gerados Pólux e Helena e, Cástor e Clitemnestra. Os dois primeiros foram considerados como filhos de Zeus e, os dois últimos como filhos de Tíndaro. Assim sendo, Pólux era imortal e Cástor semimortal. Na festa de casamento dos sobrinhos de Tíndaro, Pólux e Cástor tentaram raptar as noivas e Cástor foi assassinado. Desesperado com a falta do irmão, Pólux suplicou a Zeus que lhe retirasse a imortalidade para que pudesse encontrar-se novamente com seu irmão. Foi então permitido por Hades, que os gêmeos pudessem alternar a imortalidade podendo ficar juntos algum tempo. Outro mito importante de Gêmeos é o de Hermes.
   Cada um deles tem características das pessoas que tem a data de nascimento compreendida entre 21 de maio e 20 de junho, Ascendente em Gêmeos e que tem Mercúrio como planeta importante no Mapa Natal.
Características de Gêmeos: Versatilidade, adaptabilidade, curiosidade e esperteza, agilidade e destreza manual, grandes observadores, engenhosos, astutos, prolixidade, persuasão, criatividade, francos, verdadeiros, negociantes, inteligência prática, comunicação, movimento, geniosos, ensino, buscam novas formas de lidar com o estabelecido, aventureiro, jovial, lado etéreo em constante conflito com o racional.
Símbolo: Dois gêmeos
Animais da Natureza: Cavalo
Inseto relacionado: Borboleta

Mitos de Caranguejo/Câncer

   Para combater Hércules em seu oitavo trabalho, o Grande Caranguejo foi enviado para auxiliar a Hidra de Lerna nesta tarefa. Agarrou-se aos tornozelos de Hércules que quase sucumbiu não fora sua vontade de sobreviver. Após tamanho esforço, Hércules destruiu o caranguejo bem como a Hidra.
Este crustáceo foi, então, eternizado na constelação de Câncer. Outros mitos importantes são o de Eurínome e Ofião, Gaia - a Grande Mãe Terra, Artemis e Aquiles.
   Cada um deles têm muito das características das pessoas nascidas entre 21 de junho e 21 de julho, Ascendente em Câncer e que tem a Lua como planeta importante no Mapa Natal.
Características de Câncer: Sensível, introspectivo, complexo, sentimental, maternal, sensitivo, retraído, dificuldade de se libertar da figura materna, estabilidade adquirida pelos sentimentos, enfrentam indiretamente o inimigo, cíclicos, gostam de coisas antigas, recordações, antiguidades, procriação, intuição, libertação através da carreira, imaginação, gostam de colecionar bichos de pelúcia, tem contato com sua criança interior. Quando feridos podem se auto-sabotar, às vezes inseguros diante de suas reais possibilidades, perseverantes, gostam de crianças. Costumam ter boa memória, gostam de plantas e animais e o contato com a floresta refaz suas energias, muito ligados a família, às raízes, aos ancestrais, o sexo pode ter um caráter lúdico que propriamente físico, procuram no companheiro camaradagem, a Grande Mãe.
Símbolo: Caranguejo




Pesquisa: Ariel Guttman e Kenneth Johnson - Astrologia & Mitologia

- Astrologia e o Pensamento Simbólico:http://migre.me/f9Yxt