Translate

terça-feira, 14 de maio de 2013

Nodos Lunares ou Cabeça e Cauda do Dragão

 Nodos Lunares ou Cabeça e Cauda do Dragão nos Signos

“No Nodo Norte, está sendo absorvida vida, a substância da experiência está sendo ingerida e reduzida a material assimilável, no Nodo Sul, assimilamos os conteúdos da vida, automaticamente, sem esforço, e eliminamos o refugo.” (Dane Rudhyar – Astrologia da Personalidade). Com o Sol em Touro e a Lua em Câncer em oposição a Plutão em Capricórnio penso nos Nós ou Nodos Lunares. Chamado também de Cabeça e Cauda do Dragão forma o Eixo Nodal, pontos equinociais, elemento entre a Lua, a Terra e o caminho aparente do Sol – eclíptica – permanece em torno de 19 meses em cada signo e se movimenta no sentido inverso do zodíaco.
Quando o Nodo Norte está em Escorpião, o Sul está no seu oposto complementar, Touro. Eles estão em duas áreas de nossas vidas, ocupam duas casas. 
O Norte é o que precisamos aprender através de novas experiências, é o caminho da evolução, e no Sul que nos refugiamos quando as coisas não dão muito certo. O Nodo Sul é experiência que trazemos e por tanto nos sentimos mais confortáveis e protegidos, enquanto o Norte é o desconhecido, o desafio. 
“O Nodo Sul também pode referir-se ao que Jung chama de persona, que é o resultado dos esforços feitos pelo indivíduo para integrar seu comportamento em termos de um padrão social ou de alguma ‘imagem’, que no melhor dos casos satisfaz apenas a uma parte de seu ser total. O indivíduo cristaliza seu comportamento na forma desta imagem, e assim assume um papel que mantém através da força de vontade egocêntrica, pela compulsão pelas tradições sociais ou necessidades sociais. Essa persona é uma personalidade falsa, porque o destino total do indivíduo não opera nela ou através dela. “ (Rudhyar – Astrologia da Personalidade). 
Neste ciclo de Cabeça em Escorpião com a Cauda em Touro, desde 01/09/2012 até fevereiro de 2014, indica que o crescimento humano virá do desapego aos estados emocionais e condições que nos causam mal, que incomodam nossa alma. É um longo período de aproximadamente dois anos, voltados à limpeza e à regeneração de todo um passado que morreu. Os Nodos Lunares são pontos de orientação, foca o viver, o que está no escuro que deve vir à tona e encarado, o oculto e sua necessária revelação, luz e sombra, origem e destino, aprendizado e superação, com que viemos e o que devemos levar. As casas que ocupam são as áreas da vida onde vivenciaremos estas experiências. 
Nodo Norte em Áries e Nodo Sul em Libra – Em vidas passadas, a pessoa se submeteu aos outros, a ponto de esquecer-se de si mesma. Nesta vida, sua tarefa é afirmar a própria identidade e acreditar em seu potencial para se tornar um autêntico líder. 
Nodo Norte em Touro e Nodo Sul em Escorpião – Em vidas anteriores, a pessoa não desenvolveu interesses próprios. Seu desafio agora é realizar-se em algo que considere significativo. E não culpar os outros ou a sociedade pelos seus fracassos. 
Nodo Norte em Gêmeos e Nodo Sul em Sagitário – A pessoa traz de vidas passadas conhecimentos que devem ser postos em prática na vida atual. Precisa, portanto, difundir toda a sua sabedoria acumulada e ser humilde para aceitar novos ensinamentos. 
Nodo Norte em Câncer e Nodo Sul em Capricórnio – Em vidas passadas, a pessoa foi super protetora e muita gente submeteu-se voluntariamente ao seu domínio. Assim, nesta vida, ela deve aprender a não se sentir o centro de todas as situações, pois, a pessoa se considera muito especial. 
Nodo Norte em Leão e Nodo Sul em Aquário – No passado a pessoa teve grandes ideais não concretizados. Agora, sua missão é transformar os sonhos em planos bem elaborados, antes de colocá-los em prática. Para isso, deve desenvolver a autodisciplina. 
Nodo Norte em Virgem e Nodo Sul em Peixes – Em vidas passadas, a pessoa sofreu muito. Por isso tende a ser introspectiva e negativista. Nesta vida, pode ser levada a exercer atividades que exijam espírito de sacrifício, para combater sua auto piedade.
Nodo Norte em Libra e Nodo Sul em Áries - Em vidas anteriores, a pessoa foi muito independente e tinha uma personalidade forte. Na vida atual sua tarefa é abrir mão do individualismo e ser mais compreensivo e companheiro com a pessoa amada.
Nodo Norte em Escorpião e Nodo Sul em Touro – Em vidas anteriores, a pessoa foi excessivamente apegada aos bens materiais. Agora precisa entender que o dinheiro existe para servi-la e não o contrário. E fazer uma revisão de seus valores. 
Nodo Norte em Sagitário e Nodo Sul em Gêmeos – Em outras vidas, a pessoa foi muito curiosa e teve a mente agitada. Na vida atual, está sempre com a cabeça ocupada com mil idéias. Precisa aprender a ter um pensamento de cada vez e aprofundá-los. 
Nodo Norte em Capricórnio e Nodo Sul em Câncer – Em vidas passadas, a pessoa dependeu de sua família, financeira e emocionalmente e não amadureceu. Seu carma nesta vida é atender as necessidades e exigências dos familiares para adquirir maturidade. 
Nodo Norte em Aquário e Nodo Sul em Leão – Em vidas anteriores, a pessoa teve muito orgulho dos próprios talentos, a ponto de se sentir superior aos outros. Sua missão agora é aprender a desenvolver atitudes mais fraternas em relação aos outros. 
Nodo Norte em Peixes e Nodo Sul em Virgem – Em encarnações anteriores, a pessoa foi muito crítica. Por isso, nesta vida, tende a se sentir não valorizada, sobretudo no trabalho. Precisa saber que a solução de seus problemas está em seu eu interior.