Translate

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Touro nas Casas do Mapa Natal














                           Touro nas Casas do Mapa Natal

Touro na Casa I/Asc - Personalidade exterior, identidade, corpo físico. Sua natureza é calma e pacífica, a menos que Marte ou Urano ocupem a primeira Casa. A despeito do signo do seu Sol ou do posicionamento de Vênus, você sempre precisa de tempo para aprender e tempo para absorver as impressões; entretanto, depois que aprende você raramente esquece. E cuidadoso nas avaliações que faz, não gosta de gastar dinheiro nem de tirar conclusões apressadas. Se Vênus estiver num signo auto-indulgente (Leão, Libra, Touro ou Sagitário), é possível que você se exceda nos prazeres físicos ou materiais, ou abra caminho para a preguiça e a inércia. Touro busca valores; algum dia você descobre um verdadeiro propósito na vida e vai ao seu encalço com tenacidade e firmeza. Tanto os homens quanto as mulheres gostam de se enfeitar e se sentem atraídos por jóias finas.
Touro na Casa II - Valores, posses, assuntos financeiros, capacidade de ganho, talentos e recursos. Essa é a posição natural de Touro; a menos que Vênus esteja muito pressionada, todos os assuntos da segunda Casa fluem bastante bem. Com Áries em elevação, Touro na cúspide da segunda Casa é exatamente do que você precisa para se preparar para as situações e manter-se num rumo, principalmente na área financeira e de lucros. Com o ímpeto de Áries, é possível que você consiga um bom padrão de vida. Touro adora o luxo; as posses são importantes para o seu bem-estar geral. Você sempre sabe de algum bom negócio, porque tem tino comercial e dá uma abordagem muito prática aos recursos. Com uma Vênus estável, você consegue conservar o que é seu, pois sua atitude em relação aos assuntos da segunda Casa é “pé-no-chão” e muito prático. Quando Peixe está em elevação, suas metas podem ser mais idealistas, mas a menos que Vênus esteja muito fraca no mapa, o desejo de obter estabilidade financeira é mais forte. Este posicionamento também pode indicar que você tem urna bela voz.
Touro na Casa III - Comunicação, irmãos, ambiente da infância, educação primária, viagens curtas. Esse posicionamento confere magnetismo pessoal. Mesmo que você pareça bonachão e flexível, pode ser teimoso como uma mula, a menos que o Ascendente seja Peixes e Mercúrio esteja num signo mutável. Você é muito artístico, musical e criativo, principalmente com Aquário ou Peixes em elevação. Deveria usar esse talento na literatura ou na música. Você entende os outros intuitivamente, principalmente se Vênus estiver bem colocada. Você teve uma infância agradável, uma juventude bastante estável, sem muitas mudanças ou deslocamentos, a menos que Vênus esteja muito aflito. Se você tem irmãos, gosta de sua companhia e conserva uma boa amizade com eles. Você se dá bem em ambientes descontraídos e agradáveis, e sempre tenta demonstrar seu apreço pelos valores dos outros.
Touro na Casa IV - O lar, um dos pais, suas raízes, origens e imóveis. Seu lar é estável e conservador. A hereditariedade e a influência dos pais são fortes e duradouras. Gosta de desfrutar da tranqüilidade do lar, mas também gosta de exibir as coisas bonitas que tem em casa, a boa comida e coisas do gênero, principalmente com Capricórnio ascendendo. Você acumula posses de que raramente se desfaz; na verdade, é um colecionador. Com Aquário ascendendo, a sua casa serve de abrigo contra os altos e baixos que você provoca em si mesmo. Quando Vênus está bem aspectada, a velhice é razoavelmente segura e feliz, principalmente quando você aprende a valorizar o que realmente importa na vida, a não depender apenas das posses e confortos materiais.
Touro na Casa V – Os filhos, romance e casos de amor, criatividade, passatempos, auto-expressão, especulação. Amoroso, prático e produtivo, você gosta de crianças e dos prazeres sensuais. Seu sentido do tato é desenvolvido; para realmente aproveitar as coisas, você precisa tocá-las. Com Capricórnio em ascensão, o posicionamento de Vênus é de muita importância na sua abordagem dos romances e casos de amor; se estiver em Virgem ou Capricórnio, é possível que você relute em demonstrar seus verdadeiros sentimentos, que são um pouco luxuriosos, por medo de rejeição. Entretanto, se não houver um canal de vazão emocional, o resultado pode ser muita frustração. Vênus bem colocada promete muita felicidade através do amor e dos filhos. Quando Vênus está em aspecto com Netuno, ou quando Netuno é proeminente no mapa, pode ser que você seja muito criativo, principalmente na música. Embora aprecie as coisas boas da vida, você é capaz de se contentar com prazeres relativamente simples.
Touro na Casa VI -  Trabalho, saúde e nutrição, hábitos, vestimenta, animais de estimação, empregados. Touro na cúspide da sexta Casa proporciona muita energia física, mas você pode tender à acomodação, a menos que Vênus tenha alguns aspectos desafiadores. E importante você ter autodisciplina, do contrário poderá ter problemas de peso. Essa disciplina também vai ajudá-lo a alcançar seus objetivos, sem ela pode ser que você ande à deriva. Nos primeiros anos da vida, são comuns os problemas de garganta, mas raramente são muito sérios. No trabalho você é confiável e detalhista, embora também seja um pouco dogmático e pouco inclinado a mudar o seu jeito de agir. Você é de fácil convívio, desde que os  outros respeitem seus hábitos. Se tiver o jovial Sagitário no Ascendente, as pessoas que esperam outra coisa de você vão se surpreender com sua aplicação ao trabalho. Com Vênus dignificada ou em um dos signos de água, pode ser que você queira trabalhar em alguma atividade artística.
Touro na Casa VII - Parceiros, conjugais ou de negócios, trato com o público, assuntos legais. Com Touro na cúspide desta Casa, você deve ter Escorpião no Ascendente, o que torna a sua personalidade bem intensa, exigente e profunda. Você deseja um parceiro que lhe dê afeto, sensualidade, charme e goste de ambientes bonitos, mas que também seja prático e “pé-no-chão”. Por causa de sua teimosia básica e sua rigidez de propósitos, a parceria pode levar a dificuldades, a menos que você consiga impor o seu padrão ou aprenda a ser um pouco flexível. Entretanto, essa mesma rigidez faz de você uma pessoa muito fiel; quando você dá o seu afeto só muda se for forçado a isso. A sétima Casa tem o signo de ar de Libra no mapa plano (nunca se esqueça disso no delineamento). Libra é um signo razoavelmente sentimental e ao mesmo tempo distante; com Touro nessa posição, há um conflito com o materialismo da terra. O realismo pode extinguir o romance.
Touro na Casa VIII - Apoio dos outros, sexo, legados e heranças, impostos, temas místicos, conclusões, regenerações. Com Libra ascendendo, Touro na cúspide da oitava Casa também é regido por Vênus; a posição e os aspectos de Vênus fazem uma grande diferença. Com Vênus bem posicionada é provável que você seja útil a seu parceiro e também se beneficie dos recursos dele. As circunstâncias difíceis acabam tendo um final feliz; em geral você confia na sua capacidade de lidar com elas. Não deve haver problemas sexuais. Se Vênus estiver pressionada no mapa, você tende ao egoísmo. Cuidado para não se tornar muito voltado para o dinheiro. Com Escorpião no Ascendente, é possível que você use algumas de suas faculdades numa investigação mais profunda dos temas místicos, ou que tenha capacidade de auto-regeneração, com Virgem ou Libra no Ascendente, você vai se inclinar, de preferência, para assuntos mais definidos e concretos. Você precisa saber que a pessoa de quem depende o respalda de maneira prática e útil.
Touro na Casa IX -  Princípios elevados, filosofia, lei, ideais, viagens longas, educação superior, religião. Com Virgem ascendendo, o pensamento prático é importante para você. A sua filosofia precisa fazer sentido. Você tende a criticar o que não pode ser provado. Mesmo assim, com uma Vênus sensível, é possível que você seja bastante poético; se houver apoio de Mercúrio no mapa, pode ser um escritor. Seus padrões e princípios são elevados e você os respeita fielmente, a ponto de ignorar quaisquer conflitos de consciência que eles possam provocar. Quando Leão está ascendendo, há uma quadratura por signo entre Touro e o Ascendente; a energia resultante deve ser canalizada para o trabalho, para algum hobby ou para uma atividade física. Você tem idéias e sentimentos estáveis, mas em geral lhe faltam senso místico e capacidade de apreciar o intangível.
Touro na Casa X/MC - Profissão, status, reputação, ego, autoridade, um dos pais. Com Leão ascendendo, todos os assuntos da décima Casa são importantes para você — você gosta e precisa de status e o seu ego precisa se manifestar. Se o resto do mapa indica uma orientação comercial, é possível que você tire proveito de golpes de sorte no campo financeiro. Pode tomar-se um bom executivo, pois é melhor dando do que recebendo ordens, porém precisa aprender a delegar em vez de tentar fazer tudo sozinho. O prestígio é muito importante para você. Nunca deixa ninguém saber de seus fracassos, pois conserva uma boa fachada e uma atitude generosa e até pródiga. Com Câncer ou Virgem ascendendo, as necessidades do ego são menos óbvias, mas a ambição é igualmente forte, porém menos patente.
Touro na Casa XI - Amigos, desejos e esperanças, circunstâncias além do seu controle, grandes grupos e organizações. Você sabe combinar negócios e relacionamentos sociais muito bem; entretanto, quando Câncer está em ascensão, pode ter a tendência a tomar conta dos amigos e ser muito possessivo em relação a eles. Sua insegurança básica faz com que você se apegue muito e acabe afastando-os. Com Leão em ascensão, você tem uma profunda necessidade de ser o primeiro. Suas ambições são elevadas. Deseja brilhar nos grupos e entre seus amigos. Entretanto, com Gêmeos ascendendo, você tem expectativas e sonhos mais razoáveis. Se Vênus for mutável, você é um bom organizador, capaz de se empenhar muito em trabalhos que envolvam atividades grupais, como associação de pais e mestres, associações filantrópicas etc.
Touro na Casa XII - O subconsciente, a força oculta, o auto- aniquilamento, as atividades de bastidores. Quando Câncer está no Ascendente, você precisa ter dinheiro para se sentir protegido, porque tem um grande medo oculto de ficar carente nessa área. Você é muito emocional e tem dificuldade em se olhar honestamente. Precisa ser abordado com suavidade e amor. Com Gêmeos no Ascendente, você é capaz de análise e raciocínio, mas nem sempre com objetividade ou total honestidade. O caminho para o seu subconsciente, nesse caso, passa pelo bom senso e pela lógica — não pelas emoções. Entretanto, você tem um lado teimoso que resiste à mudança, sofre com status quo em vez de experimentar algo novo. E um pouco crédulo e precisa acautelar-se contra intrigas, do contrário poderá ser ludibriado na área que mais teme — o seu bolso.


Fonte: MARCH, Marion & McEVERS, Joan: 

“Curso Básico de Astrologia”. Editora Pensamento, São Paulo, 1976.