Translate

terça-feira, 30 de abril de 2013

Mercúrio em Touro, Stellium, Elementos/Qualidades

    Mercúrio em Touro, Stellium, Elementos e Qualidades

   No mapa astral, Mercúrio indica como processamos as informações que recebemos, revela o funcionamento do nosso raciocínio concreto e capacidade de codificar e decodificar as experiências. Através desse planeta identificamos o abstrato, no  signo que se encontra aponta a forma como aprendemos. Ele é o principal ponto de referência sobre a capacidade intelectual.
   Mercúrio nunca fica a mais de 28 graus de distância do Sol, por isto nunca aparece no céu à noite, só se apresentando de forma visível um pouco depois do pôr-do-sol e um pouco antes do amanhecer. Quando posicionado no mesmo signo que o Sol, ele vai reforçar ainda mais a expressão daquele signo. No mapa astral podemos encontrá-lo dois signos a frente, dois atrás ou no mesmo signo do Sol. Com o Sol em Touro Mercúrio estará em Peixes, Áries, Touro, Gêmeos ou Câncer.
   Neste dia 01 de maio de 2013, Mercúrio inicia seu trânsito anual por Touro, encontrando o Sol, Vênus e Marte também neste signo, formam um poderoso Stellium, três ou mais planetas em um signo, reforçando as energias do elemento Terra e de qualidade Fixa.
   Quando os planetas formam um Stellium em um trânsito, se agrupando temporariamente, eles somam suas funções. E como a conjunção é final e início de ciclo, indica mudanças, transformação e final, reformulação para um novo ciclo entre eles. Esses trânsitos proporcionam renovação, sendo uma fase de inquietação extremamente benéfica para novos inícios. Esquecer o passado para dar lugar a um amplo futuro.
 Touro é o signo da semente, base, início de tudo que queremos que desabroche na primavera. É tempo de cultivar e regar. A Terra representa o lado visível da vida ou a manifestação concreta de tudo o que germina no mundo das idéias, mediante a ação concreta. Esse elemento ativa nossa energia interna para a realização e para a ação. Seu significado está relacionado ao nosso corpo e a tudo mais do mundo material. É representado pela cruz, que é o símbolo da materialização da essência divina. Os Gnomos são elementais que governam o elemento Terra, segundo os ocultistas.
   Os signos fixos são Touro, regido pela Vênus, Leão, regido pelo Sol, Escorpião, regido por Plutão e Aquário, regido por Urano. Touro demora a mudar e exemplifica os aspectos férteis da primavera. Leão é o mais estável dos signos de fogo, caracteriza o calor e o poder gerador do verão. Escorpião imprime sua marca nos aspectos sensuais do outono e seu regente Plutão simboliza a escuridão e a morte do verde da natureza. O quarto signo Fixo, Aquário, terceiro signo do elemento Ar e originalmente regido por Saturno, nos tempos modernos por Urano, simboliza o pensamento universal e a fria indiferença do inverno.
   Quem tem ênfase em signos fixos não mudam com facilidade, possuem consciência do seu espaço e sabe o que lhes pertence, provável terem uma boa noção de quem são e do que desejam. Como são autoconfiantes, resistem a todo o tipo de dominação e, podem rebelar-se quando lhes é destinado um papel subordinado. Basicamente, pedem para serem deixadas em paz. Por outro lado, são perfeitamente capazes de exercerem influência, até mesmo domínio, sobre os demais. As pessoas de signos fixos sentem-se muito mal quando atormentadas pela instabilidade emocional.
   Sol, Mercúrio, Vênus e Marte em Touro em harmonia com Plutão em Capricórnio, signo da Terra, Cardinal e Yin, apontam um ciclo em que estamos gerando mudanças profundas, curas e extirpações necessárias, como a retirada do inço que cresce junto às plantas, tirando sua força e viço. As dores necessárias, tomadas de decisões muito difíceis, buscarem ajuda quando percebermos que não conseguimos sós, preparando para Junho a entrada de Júpiter em Câncer, onde a afetividade, generosidade, lealdade e a concientização de que juntos somos mais fortes e eficientes, podendo nos abrigar e compartilhar no outro. Libertar as emoções das dores familiares e cármicas.
   Quem nasce com Mercúrio em Touro, signo de Terra, Fixo e Feminino/Yin, é dotado de bom senso e cautela, aprecia a calma, pensa devagar e gosta de ponderar bem as idéias antes de se decidir. Teimoso, tem uma  certa dificuldade em assimilar conceitos abstratos, podendo se deixar levar pelo dogmatismo.
   Graças à sua força de vontade concentrada, acaba conseguindo tudo o que quer. Tem uma persistência ilimitada para alcançar os seus objetivos e acaba se revelando indispensável através de um trabalho cuidadoso e metódico. Precisa de um ambiente profissional bem organizado e o que mais detesta é ver a sua rotina alterada.
   Sua mente funciona em harmonia com os cinco sentidos e tem um senso inato do valor material das coisas. Regido por Vênus nas suas funções mentais, costuma avaliar muito bem as questões financeiras e tudo o que se refere à segurança material. Tem muito senso para os negócios e pode se dividir entre ganhar a vida de forma segura e estável financeiramente, ou através de uma atividade artística e estética. A influência da deusa das artes lhe confere um dom especial para a música e costuma ter uma bela voz.