Translate

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Leão nas Casas do Mapa Natal

                      Leão nas Casas do Mapa Natal

Leão na Casa I/Asc - Personalidade, aparência, identidade, corpo físico. Você tem uma personalidade forte e consegue dominar os outros com facilidade, principalmente se o Sol for angular ou estiver firmemente colocado no signo. Você é honesto, franco, romântico e idealista, porém, se ainda não aprendeu a lição da generosidade, pode ser egoísta, voluntarioso e indisciplinado. E naturalmente vaidoso, egocêntrico e orgulhoso, sabe se apresentar bem e, como gosta de aplauso, muitas vezes é atraído para o teatro. Se o Sol estiver num signo passivo, é possível que você oscile entre o exibicionismo e a modéstia; os outros nunca sabem com certeza com quem estão lidando.
Leão na Casa II - Finanças, auto- valorização, talentos e recursos, valores, posses. É provável que você tenha dinheiro, mas pode ser extravagante e sujeito a sofrer reveses financeiros. Gostaria mais de trabalhar sozinho, em vez de entrar numa sociedade ou trabalhar para alguém, principalmente se tem Leão ascendendo. A colocação de Leão no mapa mostra onde a vontade de brilhar é acentuada; entretanto, a busca do dinheiro só raramente traz alguma felicidade para Leão. E muito freqüente você ter sucesso mais pelo charme do que pela integridade, embora possa aprender avaliando honestamente seu talento e capacidade naturais. Com Câncer em elevação, você se sai bem em qualquer área que envolva gerência financeira. Com Gêmeos ascendendo, você não leva o dinheiro tão a sério; está mais interessado em assuntos intelectuais, valores e liberdade pessoal, a menos que Mercúrio esteja num signo muito prático e terreno, como Capricórnio.
Leão na Casa III – Irmãos, pequenas viagens, ambientes e educação na infância, comunicação. Ambicioso e empreendedor, dotado de boa mente e raciocínio claro, você é ávido por conhecimento; gosta de ler e se manter bem informado. Com Gêmeos ascendendo, você é um bom conversador, tem um espírito afiado e o poder da auto-expressão. Em geral, a infância é feliz e ativa, sendo você o centro de atenções da família. Freqüentemente esse é o posicionamento dos escritores de sucesso que deixam o seu Sol brilhar através da comunicação. Com Touro em ascensão, você tende a tomar-se muito obstinado e as pessoas podem achá-lo muito vaidoso ou teimoso. Com Câncer ascendendo, você pode usar a terceira casa como um modo de esconder o seu verdadeiro jeito e assumir inteiramente um papel.
Leão na Casa IV - O lar, um dos pais, imóveis, os últimos anos de vida, as origens. Você gosta de receber regiamente, mesmo que isso esteja acima de suas posses. Quer e precisa do melhor de tudo — comida, vinho, roupas, principalmente com Touro em elevação ou com o Sol num signo fixo. Geralmente tem uma poderosa fé interior, adquirida com as lições da experiência. O lar de seus pais era cheio de vida, e provavelmente você achava seu pai bastante forte e dramático. Os filhos desempenham um papel importante na sua velhice, freqüentemente proporcionando-lhe uma boa vida. Sua mãe pode ser a luz do sol da sua vida e pode viver com você no foral da vida dela.
Leão na Casa V - Amor e romance, filhos, esportes e jogo, passatempos, auto-expressão. Esta é a Casa natural de Leão e funciona bem nessa situação, a menos que o Sol esteja desafiado no mapa. A expansão natural do Sol se expressa melhor nos assuntos de quinta Casa. Mesmo que você pareça comodista e brincalhão, é muito corajoso na adversidade. Como é ávido por atenção, você aceita ingenuamente as lisonjas, o que pode causar-lhe alguns problemas nos romances. Sua natureza alegre e sua personalidade agradável fazem de você um ator natural e um bom professor. Gosta de crianças, embora o Sol seja o regente natural dessa Casa, raramente tem muitos filhos, principalmente com Áries ascendendo — porque você pode ficar ocupado demais consigo mesmo!
Leão na Casa VI - Trabalho, saúde e nutrição, prestação de serviços, empregados, hábitos, vestimentas, animais de estimação. Você vai trabalhar com um sorriso, e sem dúvida pode tomar-se líder na sua área; entretanto, com Aquário ou Áries ascendendo, não se sente feliz numa posição inferior. Raramente fica totalmente satisfeito com seu trabalho, e essa insatisfação pode tomá-lo irritável e difícil de lidar. Com Peixes ascendendo, você acha que o trabalho é uma área em que se pode afirmar e está disposto a trabalhar com afinco. Resguarde bem sua saúde; você é propenso a problemas do coração e das costas, principalmente quando Saturno aflige o Sol.
O Sol, como regente da sexta casa, não está proeminente nessa situação, e muitas vezes indicam vitalidade diminuída. É importante aprender a equilibrar suas atividades.
Leão na Casa VII - Parcerias, conjugais e de negócios, trato com o público, inimigos declarados, questões legais. Para ter Leão aqui, você deve ter Aquário em elevação. Com o Sol regendo sua casa das parcerias, você espera devoção completa do seu parceiro, tem dificuldades em fazer concessões nessa área. Em geral você atrai um parceiro forte e, com Aquário no Ascendente, sua natureza é muito mais fixa do que se percebe a princípio, se nenhum dos dois quiser ceder, isso pode criar problemas. Procure um parceiro que aja mais com o coração do que com a cabeça, pois você precisa de amor e aplauso, em grandes quantidades. Romance e luz de velas são bem o seu gosto. Em geral, as mulheres com esse posicionamento se saem melhor que os homens.
Leão na Casa VIII - Apoio dos outros, posses do parceiro, impostos, sexo, morte, regeneração. Se Aquário está ascendendo, você é aventureiro, adora assumir riscos e sente desprezo pela morte. O abuso do prazer pode prejudicá-lo, diminuindo sua vitalidade. Como para você o sexo é uma expressão de toda a sua personalidade, é possível que você queira variar muito nessa área. Para ter um sentido para você, precisa ser uma experiência compartilhada, e não imposta. Com Capricórnio no Ascendente, você deseja controlar totalmente os bens de seu parceiro; entretanto, é generoso e liberal com suas próprias posses. Tome cuidado com o excesso de esforço e não force o coração, principalmente quando o Sol tem aspectos desafiadores. Com Leão nesse posicionamento, muitas vezes você é levado a servir o público no campo financeiro; com um Sol bem aspectado, é provável que receba muito apoio do público.
Leão na Casa IX - Religião, filosofia, lei, viagens ao exterior, comércio. Seu grande amor pela verdade o dota de uma filosofia idealista, porém baseada no conceito do déspota benevolente. Otimista, sincero, principalmente com Sagitário ascendendo, você dá um bom professor e adora viajar. Um Sol aflito nessa posição pode tomá-lo arrogante e convencido. Todas as áreas da mente superior são muito importantes para você, que vai se empenhar em crescer mentalmente. Com Escorpião ou Capricórnio no Ascendente, você tem muita fé em si mesmo. Raramente aceita a derrota, por piores que sejam os fatos do momento.
Leão na Casa X/Mc - Profissão, ego, um dos pais, autoridade, posição, status e reputação. Você é apreciado na sua profissão e os outros aceitam prontamente a sua liderança. Você tanto deseja quanto precisa do poder, mas precisa trabalhar para obtê-lo, pois nem sempre ele vem com facilidade. Com Escorpião em elevação, é preciso que você aprenda a entender os outros; você obtém o seu melhor desempenho quando dirige pelo amor e não pela disciplina. A popularidade pode lhe ser imposta, e você precisa aprender a lição da humildade. E possível que um de seus pais seja muito bem sucedido ou forte e que tente dominar sua vida, principalmente com Sagitário em ascensão. Você adquire status e prestígio com relativa facilidade. Com Libra ascendendo, você pode chegar ao topo através do charme e depois ter dificuldade para exercer sua autoridade, pois tem muita necessidade de ser apreciado e amado.
Leão na Casa XI - Metas e objetivos, desejos e esperanças, amigos, grandes organizações, acontecimentos imprevistos. Você pode ter sucesso e popularidade pessoal, mas não é um bom líder de massas, qualquer que seja o signo em ascensão. É amistoso e extrovertido, deseja agradar os outros e ser amado, porém aspectos difíceis ao Sol podem gerar muito orgulho e egoísmo, impedindo as realizações e frustrando a necessidade leonina de brilhar através das amizades. Esse posicionamento pode proporcionar capacidade de trabalho em prol de objetivos humanitários e impulso para ter sucesso em atividades grupais. As amizades masculinas predominam.
Leão na Casa XII - Atividades de bastidores, forças ocultas, medos e mente subconsciente. Os atores freqüentemente têm esse posicionamento, pois brilham através dos papéis que representam, sem nunca revelar seu verdadeiro eu. Com Leão nessa posição, a depressão ou inimigos poderosos podem ser obstáculos importantes. Seu maior sucesso vem através de atividades reservadas, pesquisa, história, cinema, arqueologia ou assuntos semelhantes. Com Virgem em elevação, muitas vezes você é o poder por trás do trono, mas pode ter desgostos com o amor, os filhos, o jogo ou a especulação. Desde que você esteja disposto a brilhar através dos outros, a felicidade está ao seu alcance. Com Leão ou Libra ascendendo, você pode ser tentado a desperdiçar seus talentos, a não ser que o Sol esteja bem colocado.


Fonte: MARCH, Marion & McEVERS, Joan: “Curso Básico de Astrologia”. Editora Pensamento, São Paulo, 1976.