Translate

terça-feira, 23 de abril de 2013

Capricórnio nas Casas do Mapa Natal

                   Capricórnio nas Casas do Mapa Natal

Capricórnio na Casa I/Asc - Personalidade, identidade, corpo físico. Você está sujeito a ter uma saúde delicada na infância, que melhora com a ajuda de Saturno, à medida que os anos passam. É um trabalhador esforçado e muito ambicioso; para você, é importante conseguir realizações no nível material e se provar. Seus esforços precisam ter resultados tangíveis. Majestoso, paciente e persistente, pode ser que você seja muito parcial, disciplinado quase em demasia, levando tudo muito a sério; assim, aparenta ser reservado e frio. A infância pode ser uma época difícil; parece que você nunca é realmente jovem, nunca é o adolescente risonho. Entretanto, em contrapartida, a idade lhe cai bem e na maturidade você parece mais jovem que é.
Capricórnio na Casa II - Posses, poder de ganho, valores, auto valorização e talentos. Você ambiciona o dinheiro e quer economizar, pode ser generoso em relação a si mesmo, mas raramente em relação a suas posses. O que é seu lhe pertence, você defende e preserva o que tem. Capricórnio aqui não nega o dinheiro, mas indica isto sim. a necessidade de ganhá-lo. Pode ser que receba uma herança do pai — porém como uma forma de prendê-lo, se Saturno tiver aspectos desafiadores. Com Sagitário ascendendo, seu comportamento jovial esconde o fato de que na verdade você é bastante prático e prudente e pode ter jeito para lidar com imóveis e tudo que se relaciona com terra e investimentos. Com Escorpião ou Capricórnio em elevação, é muito importante que seus valores e sua auto valorização não se baseiem apenas em coisas materiais, do contrário a sua segurança só vai ser aparente.
Capricórnio na Casa III – Comunicação, mente consciente, pequenas viagens, irmãos, ambiente e educação na infância. Com Escorpião em elevação, você é meditativo, cauteloso, desconfiado e sério, porque o ambiente em que viveu na infância provavelmente não era muito feliz ou descontraído. Você pode se sentir incompreendido e ter dificuldade em expressar seus verdadeiros sentimentos, escondendo-os por trás de uma fachada, principalmente com Libra ou Sagitário em elevação. Você tende a levar a vida muito a sério, a menos que Saturno tenha aspectos fluentes. Esse posicionamento pode indicar dificuldade com os irmãos e, com freqüência, o fato de que você precisa assumir responsabilidades por irmãos menores. Algumas vezes, a educação primária é impossibilitada, quando Saturno está aflito pelo regente do Ascendente.
Capricórnio na Casa IV - O lar e pais, imóveis, últimos anos da vida, suas raízes. Apesar das restrições impostas por seus pais e pela formação um tanto rígida e tradicional, você se interessa muito pelo lar, e em geral tem uma forte ligação com a mãe. Pode levar tempo demais para deixar a família. Se Saturno estiver num signo fixo, você gosta de deitar raízes e não se muda com muita freqüência. Tem grande orgulho de seus ancestrais e pode tomar-se um pilar em sua comunidade. Às vezes tem a tendência a se sentir sozinho, mesmo estando no seio da família. Com Virgem ou Escorpião no Ascendente, é possível que você tenha que assumir responsabilidades por membros de sua família, porque eles sentem que podem depender de você, em termos pessoais e financeiros. Com Libra em elevação, é possível que você complemente o salário do parceiro trabalhando em casa ou lidando com imóveis.
Capricórnio na Casa V - Amor e romance. filhos, criatividade, especulação, esportes, riscos e perigos. Embora você possa demonstrar frieza exterior no amor, em especial com Virgem em elevação, você é, com freqüência, altamente sexual, de uma forma mais luxuriosa do que sensual, o medo da rejeição força-o a aparentar frieza. Você é muito leal, a menos que Saturno receba aspectos desfavoráveis, nesse caso, parece ser inconstante. É bom professor, embora severo, não é naturalmente um doador e é capaz de construir um muro para afastar os outros. Acha que tudo que consegue é através do trabalho árduo, sendo assim por merecimento. Em geral, tem poucos filhos, mas se sente muito responsável em relação a eles. Quase sempre as pessoas com Capricórnio nessa posição têm dom para a música, principalmente com Leão ou Libra em elevação. Não tem propensão a especular ou assumir muitos riscos, pelo contrário, direciona-se para coisas seguras que tragam resultados concretos.
Capricórnio na Casa VI - Trabalho, prestação de serviços, saúde e nutrição, hábitos, animais de estimação, empregados. Você é um ótimo organizador, possivelmente, um eficiente especialista, em especial quando Câncer ou Virgem se elevam, e freqüentemente trabalha para o governo ou outras grandes organizações. Como é o maior trabalhador do zodíaco, precisa de uma ocupação permanente e estável onde possa conseguir status e respeito. Com Leão em ascensão, pode ter dificuldades crônicas de saúde relacionadas com a espinha, os ossos ou o coração, principalmente se não conseguir um trabalho que lhe agrade. Com Câncer em elevação e Saturno aflito, principalmente por Vênus, existe a possibilidade de surgirem doenças de pele. Quando Saturno tem aspectos desfavoráveis, é possível que você caia num trabalho apagado, aborrecido e rotineiro, principalmente com Virgem em elevação. Onde quer que encontremos Capricórnio ou Saturno, existe a tendência à super compensação, se não usamos essa energia no trabalho ou no serviço, ou se nos recusamos a aceitar responsabilidade nessa área da vida, a saúde pode ser prejudicada.
Capricórnio na Casa VII - Parcerias, conjugais ou de negócios, trato com o público e questões legais. Com Capricórnio na cúspide desta Casa, você deve ter Câncer em ascensão. A natureza alimentadora de Câncer procura um parceiro maduro, alguém que lhe dê segurança. Entretanto, você não demonstra o que sente, quer afeto, mas desconfia quando ele lhe é oferecido, assim, você controla os seus sentimentos e se recolhe dentro de si mesmo, sob o impacto da emoção, a menos que a Lua, regente do seu Ascendente, tenha bastante fluxo. Você nem dá nem recebe com facilidade. Capricórnio nesse posicionamento pode atrasar o casamento, alternativamente, você pode estar procurando um parceiro já determinado, um tipo “imagem do pai”, se a sua natureza protetora for forte, uma pessoa mais jovem. Você tem a tendência a restringir de alguma forma o seu parceiro, o contrário também pode acontecer, e você se sentir restringido por qualquer compromisso sério.
Capricórnio na Casa VIII - Legados e testamentos, morte, regeneração, recursos do parceiro, sexo, impostos. Capricórnio aqui promete vida longa, e dificilmente uma morte súbita, entretanto, você teme envelhecer e tem medo da morte. Com Touro em elevação, você é muito cuidadoso em relação às finanças conjuntas, mas mesmo assim pode ter problemas com os recursos do parceiro. Com Gêmeos em elevação, você tem uma compreensão inata da economia, assim, freqüentemente, assume cargos de responsabilidade em relação aos assuntos financeiros dos outros. A não ser que o resto do mapa negue, esta é praticamente a marca do banqueiro. Quando Saturno tem aspectos desfavoráveis, é preciso que você ajuste os seus valores. Você tem muita coragem e fica firme diante da adversidade.
Capricórnio na Casa IX - Educação superior, lei, religião e filosofia, transações com o exterior, ética. Você tem uma boa cabeça para o direito, mesmo sendo cético por natureza, você se dispõe a ouvir argumentos. A menos que Saturno esteja bem aspectado, você não gosta muito de viajar, a não ser que seja a negócios; desconfia dos estrangeiros. Aqui existe um conflito entre materialismo e espiritualidade, a não ser com Touro em ascensão, o que o toma mais dogmático. Se Áries ou Touro ascendem, você organiza e gerencia bem, com muito senso comum e levando em conta tudo que é tangível. Se você tiver uma formação universitária, ela será devida, provavelmente, em grande parte, aos seus próprios esforços.
Capricórnio na Casa X/Mc - Profissão, carreira, um dos pais, reputação. Essa é a casa natural de Capricórnio no mapa plano. Suas metas são elevadas e você deseja ter uma carreira ou profissão que lhe traga prestígio e reconhecimento. Um dos genitores, geralmente o pai, desempenhou um papel importante na sua vida; provar-se para ele é uma das fortes forças motivadoras da sua vida. Você demonstra muita perseverança na busca de suas aspirações; nem a oposição nem os obstáculos conseguem detê-lo, principalmente se tem Áries em elevação. Com Touro ou Peixes ascendendo, embora não seja covarde, você é conservador em relação a qualquer coisa que possa prejudicar sua reputação; prefere evitar os problemas a qualquer custo. Seu alto senso de responsabilidade e organização, muitas vezes, o conduzem a carreiras executivas ou a alguma área de serviço governamental.
Capricórnio na Casa XI - Amigos, desejos e esperanças, organizações sociais, circunstâncias imprevistas. Como você não procura as pessoas, não tem muitos amigos; tudo que quer são alguns amigos íntimos. Parece que as pessoas mais velhas desempenham um importante papel na sua vida, e é possível que você tenha laços fortes com seus avôs. Com Aquário ou Áries ascendendo, em geral você alcança seus objetivos porque está muito disposto a se empenhar nesse sentido. Se Saturno estiver mal colocado, Capricórnio nesse posicionamento pode torná-lo bastante desconfiado em relação aos outros, sem vontade de se envolver em empreendimentos conjuntos. Com Peixes em ascensão, você pode sentir que sempre dá mais do que recebe em troca, em conseqüência, pode preferir tomar-se um solitário, em vez de se sentir sozinho na multidão.
Capricórnio na Casa XII - Força oculta, atividades de bastidores, mente inconsciente. Com Capricórnio nessa posição, é preciso superar o seu egoísmo inerente, em especial se esse signo também ocupar o Ascendente. A menos que você aprenda a servir aos outros, pode haver muito desgosto na área da vida mostrada pela colocação de Saturno no mapa. Existe uma tendência à artrite e à cristalização das atitudes, porque você dá muita importância ao ego e ao prestígio. A verdadeira humildade é uma lição importante que você precisa aprender. Gosta de trabalhar sozinho, e em geral tem um hobby que você curte na solidão. Entretanto, com Aquário em elevação, Capricórnio nessa posição pode dar-lhe a solidez e a força interior tão necessária para utilizar o que Aquário tem a oferecer de melhor sem se tomar um excêntrico, hoje lá em cima e amanhã lá embaixo.


Fonte: MARCH, Marion & McEVERS, Joan: “Curso Básico de Astrologia”. Editora Pensamento, São Paulo, 1976.