Translate

terça-feira, 23 de abril de 2013

Aquário nas Casas do Mapa Natal

                       Aquário nas Casas do Mapa Natal

Aquário na Casa I/Asc - Corpo físico, personalidade, identidade. Você aparenta ser bastante autoconfiante e, principalmente quando amadurece, exibe um ar de “se você gosta de mim, tudo bem; se não gosta, tudo bem também”. Mas isso não é exatamente verdadeiro. Você gosta de ser diferente e até se orgulha do seu individualismo, mas ser apreciado é tão importante para você como é para os outros. Com Urano proeminente posicionado, pode ser que você seja um rebelde, mas sempre com uma causa, a sua causa. Você é bastante obstinado, a não ser que Urano esteja num signo mutável. Tem suficiente magnetismo pessoal para atrair os outros, que muitas vezes desculpam comportamentos seus que não tolerariam em outras pessoas. Se Saturno for muito forte no seu horóscopo, pode ser que você siga algumas tradições, se Urano for mais forte que Saturno, você faz o possível para mudar o status quo. E importante que você faça algum tipo de exercício físico diariamente, pois tem propensão a ter uma circulação um tanto deficiente.
Aquário na Casa II - Posses, poder de ganho, recursos e talentos interiores. Com Capricórnio em elevação, pode ser que você surpreenda os outros, pois não leva o dinheiro e as posses tão a sério quanto a sua personalidade mais ou menos ambiciosa poderia sugerir. Na verdade, é possível que haja um bom número de oscilações financeiras na sua vida, que só vão afetá-lo profundamente se Urano tiver muitos aspectos desfavoráveis; caso contrário, você vai se colocar à altura da situação e prontamente começar tudo de novo. O seu sistema pessoal de valores, principalmente a sua liberdade pessoal, é da máxima importância para você, com Aquário ou Sagitário ascendente, você determina esses valores numa idade relativamente precoce. Com Capricórnio em ascensão, você pode pender primeiro para o lado material, e só mais tarde perceber que a verdadeira liberdade não se encontra no dinheiro nem nos bens. Entretanto, qualquer que seja o Ascendente, você gosta de possuir bens incomuns, como colecionar carros antigos, móveis antigos ou livros raros e incomuns.
Aquário na Casa III - Comunicações, pequenas viagens, irmãos, educação primária, mente consciente. Você é altamente motivado para se comunicar e se expressar. Fica mais feliz quando pode fazê-lo de maneira única e realmente individualizada, até se orgulha quando as pessoas o consideram diferente. Você fala principalmente das causas que defende. As áreas relacionadas com a sua mente são muito importantes para você, em especial se houver aspectos unindo Urano a Mercúrio, o que também deve conferir-lhe talento para aprender línguas estrangeiras e matemática. Com Sagitário em elevação, pode ser que você disperse sua energia intelectual em muitas direções, ou que fale sem parar. Com Escorpião ou Capricórnio em ascensão, você fala menos, mas a sua mente é igualmente ativa. A menos que Urano receba aspectos muito desfavoráveis, você tem disposição e facilidade para aprender, e gosta muito de ler. Seus irmãos e parentes podem não compreendê-lo, ou não entender o que o faz diferente, e podem até considerá-lo a ovelha negra da família, mas aceitam o seu jeito, a menos que Urano tenha aspectos desfavoráveis. Em algum ponto de sua vida, talvez simplesmente por tédio, pode ser que você decida interromper sua educação.
Aquário na Casa IV - Lar, família, um dos pais, imóveis, últimos anos da vida. Pode ser que a sua vida familiar não seja rotineira, ou que você tenha achado o lar de seus pais diferente do de seus colegas. Se Urano tem aspectos desfavoráveis, principalmente com o regente do Ascendente, o Sol ou a Lua, é possível que seus pais sejam separados ou divorciados. Você pode achar que teve uma vida doméstica agitada, seja por causa de muitas mudanças ou de constantes altos e baixos, como resultado busca um tipo de vida mais harmônico e tranqüilo, principalmente nos seus últimos anos. Na sua casa, você quer ter liberdade para agir como lhe agrada, o que pode não ser muito fácil se você tem Libra em elevação e escolheu um parceiro tipo Áries. Se você tem Saturno muito proeminente no mapa, sente-se melhor no meio de pessoas mais velhas, principalmente durante a sua juventude, mas se Urano é mais forte que Saturno, você se sente atraído por pessoas mais boêmias, em especial quando Sagitário está em elevação. Com Escorpião em ascensão, você é bastante obstinado e tem a tendência a ser muito exigente em relação às pessoas amadas no lar. Como você também é um pouco excitável, precisa aprender desde criança a dominar a irritabilidade a transigir.
Aquário na Casa V - Amor e romance, filhos, criatividade, esportes, passatempos, especulação. Com Libra ou Escorpião em ascensão, você tende a ser bastante explorador em matéria de amor e romance, nada lhe parece muito extravagante. Segundo você, se existe por que não experimentar? Os filhos são importantes para você, principalmente depois que conseguem se comunicar; você pode dar um excelente professor, porque adora moldar a mente das crianças e consegue aceitá-las como são e dialogar com elas em nível de igualdade. E possível que você seja bastante intuitivo, e se o mapa indica talento para arte, você pode ser criativo de uma forma extremamente incomum e inventiva. Com Virgem em ascensão, pode ser que você tenha alguma dificuldade em se expressar com o individualismo que gostaria, pois Virgem prefere ser mais ou menos certinho e não fazer coisas terrivelmente diferentes. A não ser que Urano esteja bem aspectado, este posicionamento não favorece o jogo nem a especulação.
Aquário na Casa VI - Saúde e nutrição, trabalho, empregados, prestação de serviços, animais de estimação, hábitos. Quando Virgem se eleva, você se orgulha por trabalhar com mais afinco do que qualquer outra pessoa, mas não é necessariamente bem organizado; na verdade, pode ser que você sinta seus nervos em frangalhos repetidamente, porque quer fazer muitas coisas e parece que o dia não tem horas suficientes para terminar tudo o que decidiu fazer. Ter uma boa atuação no trabalho é muito importante para você. É possível que seja um reformador nato. Gostam de atividades em que possa servir de alguma forma, aos menos favorecidos, à humanidade, e faz isso de bom grado, até de graça. Se não direcionar os seus esforços para o trabalho e o serviço, pode ser que você se torne hipocondríaco ou, de alguma forma, dê uma ênfase muito maior à saúde e à nutrição. Como você tem um sistema nervoso mais ou menos ativo, principalmente quando Virgem se eleva, é recomendável que direcione suas energias para áreas mais positivas. Quando Câncer se eleva, pode ser que você se interesse por todos os tipos de dietas da moda, alimentação orgânica e também por trabalho na área médica.
Aquário na Casa VII - Parcerias, conjugais e de negócios, trato com o público, questões legais. Com Aquário nesse posicionamento, você deve ter Leão em ascensão. Você procura parceiros que o estimulem intelectualmente, que além de tudo possam ser verdadeiros amigos, e que não tenham medo de agir independentemente nem de aparentarem ou se conduzirem da maneira mais individualista. Entretanto, com Leão ascendendo, você mesmo tem uma personalidade forte e dominadora e, depois de conseguir o que você achava que queria, é possível que queira modificar o seu parceiro à sua conveniência, e se tome mandão. O resultado, em geral, é um casamento com altos e baixos, ou o divórcio. Mas, se você encontrar um parceiro que aceite suas exigências, ele vai tornar-se seu melhor amigo e a pessoa mais importante na sua vida.
Aquário na Casa VIII - Recursos do parceiro, sexo, regeneração, morte, impostos. Com Aquário nessa posição, você vê o sexo como um jogo, investigando todas as fases de uma maneira distanciada e às vezes não convencional, principalmente com Leão ou Gêmeos no Ascendente. Com Câncer em elevação, a sua insegurança básica pode ser mais forte que sua curiosidade, você pode ter uma conversa muito boa — mas isso é tudo! Você é altamente intuitivo e até psíquico, se quiser seguir esse caminho e se houver confirmação do resto do mapa. Mas tome cuidado com as intrigas! Você também pode ser bastante crédulo, principalmente quando Urano recebe aspectos desafiadores. Sente-se atraído peio oculto, com qualquer signo Ascendente, e gosta de fazer coisas não convencionais — não convencionais para os outros, não para você. Quando Urano ou Saturno estão muito desafiados, é possível que você tenha a tendência a ficar deprimido com muita facilidade,  em especial se Câncer se eleva. Com Gêmeos em elevação, é possível que você tenha problemas ao lidar com os recursos e o dinheiro dos outros; aprenda a controlar primeiro o seu próprio talão de cheques. Com qualquer Ascendente, Aquário nessa Casa tende a torná-lo um livre pensador em questões relacionadas com a morte.
Aquário na Casa IX - Religião e filosofia, ideais, ética, educação superior, transações com o exterior, família do cônjuge. Sua imaginação é muito vívida. Com Gêmeos em elevação, pode ser que você seja escritor ou algum tipo de inventor. Sua mente é altamente ativa. A educação superior é importante para você; se, por algum motivo, não puder cursar uma universidade, você vai continuar estudando e aprendendo a vida toda, frequentando cursos noturnos ou o que aparecer. Tem curiosidade a respeito da vida e procura suas próprias respostas através de alguma filosofia ou religião totalmente suas. Com Gêmeos ou Câncer em ascensão, as viagens e as culturas estrangeiras o fascinam. Suas idéias e ideais não são ortodoxos, a menos que Urano seja fraco no mapa.
Aquário na Casa X/Mc - Profissão e carreira, um dos pais, reputação, ego, status. Com Touro em elevação, sua necessidade de ter sucesso e manter os dois pés na terra pode ser mais forte que o grande idealismo e os seus sonhos impossíveis, e somente o mapa como um todo e a posição de Urano podem indicar qual caminho você vai tomar. Com Áries ou Gêmeos em elevação, você quer uma profissão ou uma carreira que seja diferente, não rotineira, e não liga se é considerado excêntrico. Se Urano tiver muitos aspectos desafiadores, é preciso tomar cuidado, é possível que você provoque escândalos ou cause muitos desapontamentos para si mesmo. Se houver confirmação do resto do mapa, este é um bom posicionamento para trabalhar em grandes organizações, ou até no governo e na política, pois você atrai os outros, que admiram a sua coragem de ser você mesmo. Com um Urano bem colocado, os amigos freqüentemente ajudam sua carreira. Esse posicionamento também é excelente para a astrologia e para o trabalho em eletrônica e computação.
Aquário na Casa XI - Desejos e esperanças, amigos, grandes organizações, acontecimentos inesperados. Essa é a Casa natural de Aquário no mapa plano, e assim todos os assuntos da décima primeira Casa deveriam fluir naturalmente para você, a não ser que tirano esteja muito mal colocado no seu horóscopo. Com Áries em elevação, você tem muitos amigos. Entretanto, por causa do seu jeito um pouco brusco e de sua tendência a se entediar facilmente, isto não indica amizades duradouras, a não ser que Marte e Urano estejam em signos passivos. O instinto humanitário é inerente à sua natureza básica; provavelmente você fica mais feliz quando se envolve com grupos que trabalham em prol de algum tipo de melhoramento para a humanidade. Com Touro em ascensão, é possível que você tenha muito sucesso na política, principalmente se Urano for proeminente e Vênus estiver bem colocada no mapa. Você trabalha bem em organizações grandes e ambiciona ter sucesso. Com Peixes em elevação, a sua imaginação pode ser boa demais e sua capacidade de dramatizar, contar histórias pode ser tal que você tenha dificuldade em não falsear a verdade. Socialmente, você é bastante popular e ajuda a todos — desde que seja nos seus termos.
Aquário na Casa XII - Força oculta, o subconsciente, atividades de bastidores. Urano é conhecido como “o despertador”, assim, com Aquário na cúspide da Casa do subconsciente, o seu despertar interior toma-se mais importante que tudo o mais. Urano é um planeta transcendental, a maioria das pessoas só reage à sua influência longínqua e um pouco abstrata depois da maturidade, assim, é possível que você sinta um tumulto e uma agitação interiores que só consegue explicar de verdade depois do primeiro retomo de Saturno, mais ou menos aos 29 anos. Isso se aplica principalmente quando Áries se eleva. Com Aquário em elevação, você se ressente enormemente com qualquer tipo de restrição, porém como está mais acostumado ao sentimento uraniano, aprende a lidar bastante bem com suas emoções, a menos que Urano esteja muito desafiado no horóscopo. Com Peixes em elevação, em geral a sua intuição é bastante bem desenvolvida, você sente empatia pelos menos favorecidos e por todos os necessitados. A combinação Aquário/Peixes faz com que você fique mais feliz quando está prestando algum tipo de serviço ou trabalho para as pessoas menos favorecidas também fazem de você uma pessoa bastante reservada, alguém que sempre mostra uma face diferente ao mundo, uma máscara que esconde seu verdadeiro ser. E um bom posicionamento para atores, num mapa fraco existe a tendência ao escape pelo álcool ou pelas drogas.


Fonte: MARCH, Marion & McEVERS, Joan: “Curso Básico de Astrologia”. Editora Pensamento, São Paulo, 1976.