Translate

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Sol e Plutão em Capricórnio

                  Sol e Plutão em Capricórnio

   Ainda pensando sobre o trânsito até 2023 de Plutão em Capricórnio, que tem a companhia de Marte, planeta que relacionamos com as atitudes e com o masculino, aproveitando a entrada do Sol também no último signo do Zodíaco no elemento Terra, de vibração Cardinal e de energia Yin, me ocorre que podemos encaminhar questões fundamentais para o nosso próximo ano.
   Ao invés de esperarmos que nos digam como será, tomemos em nossas mãos a responsabilidade de viabilizar o que realmente queremos que aconteça, não há melhor momento do que este no céu para decidir, projetar, planejar e depois concretizar.
   Ao analisar nossos desejos devemos, paralelamente, dar uma boa olhada ao nosso redor, nos informar, trocar idéias, procurar pessoas que conheçam as áreas que nos interessam. Lembrando que   Júpiter está em trânsito, até a metade de 2013 por Gêmeos, ampliando as possibilidades intelectuais, abrindo um leque de possibilidades, trazendo uma expansão da consciência e da inteligência racional.      É tempo de conversas, debates e trocas, lembrando que o mito de Gêmeos são os irmãos Castor e Pólux, um imortal e o outro mortal, que revezavam suas naturezas para que o irmão mortal pudesse ter a imortalidade. Juntos e interagindo na sociedade, conscientes do ciclo de desenvolvimento da humanidade, do outro, do planeta a nossa volta e do cosmos acima de nós. Em grupos somos fortes e melhores, mais eficientes e fadados a atingir nossos desejos e aspirações.
   No dia 21 de dezembro ocorre o Solstício de Inverno no Hemisfério Norte e o de Verão no hemisfério Sul, marcando a entrada do Sol no signo de Capricórnio, imobilizando seu movimento no sentido norte e começa se movimentar na direção sul, o que faz com que a Terra seja mais iluminada neste hemisfério.
   Capricórnio nos fala de responsabilidade, compromisso, persistência e materialização, o Sol em trânsito por este arquétipo ilumina estas qualidades, mas também a sua sombra, teimosia, intransigência, materialismo e mau humor. Fazendo conjunção com Plutão, ilumina e trás a possibilidade de fazermos mudanças profundas nas estruturas psíquicas e nos acontecimentos reais, que nada mais são do que o resultado de nossos pensamentos, formas de encaminhar e escolhas.
    Este encontro de Sol com Plutão em Capricórnio se deu a última vez no sec. XVIII em que tivemos a Reforma Protestante em conseqüência da decadência da Igreja Católica, com o clero envolvido em escândalos de venda de bulas e indulgências, trazendo uma forma mais de acordo aos valores da burguesia, do crescimento do comércio, do individualismo e competitividade. Em Portugal os jesuítas são expulsos do reino e como controlavam toda educação, passou-se a ter uma educação laica.
   As estruturas do planeta mudam com Plutão em Capricórnio, nós devemos mudar junto, estar inserido no movimento, esquecer formas ultrapassadas de comportamento, jogar fora padrões mentais obsoletos, prejudiciais a nossa realização como indivíduos e também coletivamente. Exercer a responsabilidade que temos sobre o que nos acontece nos faz evoluir e ter ações mais competentes em prol da nossa realização.
   Nestes dias de conjunção de Sol com Plutão em Capricórnio, de 21 de dezembro até começo de janeiro de 2013, enfatizando o dia 31/12 véspera de Ano Novo, em que teremos o aspecto exato a 9°.     Ao contrário de esperar que o Universo conspire a nosso favor, vamos nos comprometer e responsabilizar pelos nossos projetos e agir de acordo, conscientes e participativos neste mundo novo, cheio de possibilidades desde que nos livremos de padrões mentais obsoletos, valores ultrapassados e apegos desnecessários a nova realidade da vida no planeta Terra..